Aula sobre Permutacao Com Repeticao

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A permutação com repetição é um tema importante na Matemática, pois permite calcular a quantidade de maneiras que um conjunto de elementos pode ser organizado, levando em consideração a possibilidade de repetição. Esse conceito é aplicado em diversas áreas, como na análise de dados estatísticos, na programação de computadores e até mesmo na organização de eventos. Nesta aula, os alunos irão aprender a calcular a probabilidade de eventos utilizando o princípio multiplicativo e a permutação com repetição. Para isso, serão apresentados exemplos práticos e didáticos que ajudarão a compreender melhor o tema.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula e explique a importância da permutação com repetição na Matemática. Mostre exemplos práticos e didáticos para que os alunos possam compreender melhor o conceito.

  2. Etapa 2 - Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos devem criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, Que pena, Que tal. Essa ferramenta deve ser utilizada como uma forma de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  3. Etapa 3 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos de permutação com repetição, utilizando objetos do cotidiano dos alunos, como bolas de gude, lápis de cor, entre outros. Os alunos devem ser convidados a participar da atividade, organizando os objetos de diferentes maneiras.

  4. Etapa 4 - Princípio multiplicativo

    Explique o princípio multiplicativo e como ele é utilizado para calcular a probabilidade de eventos. Mostre exemplos práticos e didáticos para que os alunos possam compreender melhor o conceito.

  5. Etapa 5 - Atividade prática

    Os alunos devem realizar uma atividade prática, na qual devem calcular a probabilidade de eventos utilizando a permutação com repetição e o princípio multiplicativo. Auxilie-os durante a atividade.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os alunos devem discutir em grupo sobre a atividade realizada e sobre o tema da aula. Mostre os templates de Dinâmica dos 3 Qs para que os alunos possam avaliar a atividade e dar feedbacks.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula, reforçando os conceitos aprendidos e tirando dúvidas dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em calcular a probabilidade de eventos utilizando a permutação com repetição e o princípio multiplicativo.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na aula, por meio de exemplos práticos e atividades em grupo.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em avaliar a própria aprendizagem, por meio da Dinâmica dos 3 Qs.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante a aula.
  • Compreensão dos conceitos apresentados, por meio da realização da atividade prática.
  • Utilização correta da permutação com repetição e do princípio multiplicativo para calcular a probabilidade de eventos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula de forma clara e objetiva.
  • Utilizar exemplos práticos e didáticos para facilitar a compreensão dos alunos.
  • Auxiliar os alunos durante a atividade prática e tirar dúvidas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da aula, realizando as atividades propostas.
  • Colaborar com os colegas durante as atividades em grupo.
  • Avaliar a própria aprendizagem por meio da Dinâmica dos 3 Qs.