Aula sobre Permutacao Com Repeticao

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


A permutação com repetição é um tema importante na Matemática, pois permite calcular a quantidade de maneiras que um conjunto de elementos pode ser organizado, levando em conta a possibilidade de repetição. Esse conceito é aplicado em diversas áreas, como na criação de senhas, na organização de eventos e na produção de códigos. Nesta aula, os alunos irão aprender a calcular a probabilidade de eventos utilizando o princípio multiplicativo e reconhecer que a soma das probabilidades de todos os elementos do espaço amostral é igual a 1. Para isso, os alunos irão criar um template de avaliação por pares, onde um grupo avalia o outro, contendo critérios de avaliação, organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema da permutação com repetição, explicando o conceito e apresentando exemplos práticos. Em seguida, apresente a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos e explique como ela será aplicada nesta aula.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Os alunos devem ser divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e escolher um tema para trabalhar. Forneça uma lista de temas relacionados à permutação com repetição, como criação de senhas, organização de eventos e produção de códigos.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os grupos devem pesquisar sobre o tema escolhido, buscando informações em livros, sites e outras fontes confiáveis. Oriente os alunos na pesquisa e forneça materiais de apoio, se necessário.

  4. Etapa 4 - Criação do template de avaliação por pares

    Os grupos devem criar um template de avaliação por pares, contendo critérios de avaliação, organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral. Forneça um modelo de template e oriente os alunos na criação.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos projetos

    Cada grupo deve apresentar seu projeto para a turma, utilizando o template de avaliação por pares criado na etapa anterior. Os outros grupos devem avaliar a apresentação e preencher o template de avaliação.

  6. Etapa 6 - Discussão e conclusão

    Conduza uma discussão sobre os projetos apresentados, destacando os pontos positivos e negativos de cada um. Em seguida, conclua a aula reforçando os conceitos aprendidos e a importância da permutação com repetição na Matemática.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em calcular a probabilidade de eventos utilizando o princípio multiplicativo.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar e ser avaliado por pares.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo.
  • Construção dos argumentos.
  • Apresentação e comunicação.
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Introduzir o tema da permutação com repetição e a metodologia Aprendizagem Baseada em Projetos.
  • Orientar os alunos na pesquisa e na criação do template de avaliação por pares.
  • Conduzir a discussão sobre os projetos apresentados e reforçar os conceitos aprendidos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o tema escolhido.
  • Criar o template de avaliação por pares.
  • Apresentar o projeto para a turma.
  • Avaliar e ser avaliado por pares.
  • Participar da discussão sobre os projetos apresentados.