Aula sobre Permutacao Com Repeticao

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


A permutação com repetição é um tema importante na Matemática, pois permite calcular a quantidade de maneiras que um conjunto de elementos pode ser organizado, levando em conta a possibilidade de repetição. Esse conceito é aplicado em diversas áreas, como na criação de senhas, na organização de eventos e na produção de produtos em série. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre permutação com repetição por meio da metodologia ativa Cultura Maker, criando um diário de bordo em grupo, que irá auxiliá-los a desenvolver habilidades como resolução de problemas, trabalho em equipe e criatividade.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e contextualize a importância da permutação com repetição. Em seguida, divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e explique como será a dinâmica da aula.

  2. Etapa 2 - Problema

    Cada grupo irá escolher um problema que envolva permutação com repetição, como por exemplo, a criação de senhas para um sistema de segurança. Auxilie os grupos na escolha do problema e na definição dos elementos que serão utilizados na permutação.

  3. Etapa 3 - Geração de Alternativas

    Os grupos irão gerar alternativas para resolver o problema escolhido, utilizando a permutação com repetição. Auxilie os grupos na construção do espaço amostral e na aplicação do princípio multiplicativo.

  4. Etapa 4 - Solução

    Os grupos irão escolher a melhor alternativa para resolver o problema e irão apresentar a solução para a turma. Avalie a solução apresentada e auxilie os grupos na correção de possíveis erros.

  5. Etapa 5 - Criação do diário de bordo

    Cada grupo irá criar um diário de bordo contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução. Auxilie os grupos na criação do diário, que deverá ser criativo e bem elaborado. Além de auxiliar no preenchimento.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos diários de bordo

    Cada grupo irá apresentar seu diário de bordo para a turma, explicando o problema escolhido, as alternativas geradas e a solução encontrada. Avalie a apresentação e o diário de bordo.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma reflexão sobre a aula e a metodologia utilizada, destacando a importância da permutação com repetição e da Cultura Maker para o desenvolvimento de habilidades dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em calcular a probabilidade de eventos, com base na construção do espaço amostral, utilizando o princípio multiplicativo.
  • Estimular a criatividade e a resolução de problemas dos alunos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em equipe e apresentar soluções de forma clara e objetiva.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na dinâmica da aula.
  • Qualidade do diário de bordo criado pelo grupo.
  • Clareza e objetividade na apresentação da solução encontrada pelo grupo.
  • Aplicação correta do princípio multiplicativo na resolução do problema escolhido.
  • Trabalho em equipe e colaboração entre os membros do grupo.

Ações do professor

  • Auxiliar os grupos na escolha do problema e na definição dos elementos que serão utilizados na permutação.
  • Avaliar a solução apresentada pelos grupos e auxiliar na correção de possíveis erros.
  • Estimular a criatividade e a resolução de problemas dos alunos.
  • Fazer uma reflexão sobre a aula e a metodologia utilizada, destacando a importância da permutação com repetição e da Cultura Maker para o desenvolvimento de habilidades dos alunos.
  • Avaliar a participação ativa dos alunos na dinâmica da aula.

Ações do aluno

  • Escolher um problema que envolva permutação com repetição.
  • Gerar alternativas para resolver o problema escolhido, utilizando a permutação com repetição.
  • Criar um diário de bordo contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução.
  • Apresentar o diário de bordo para a turma, explicando o problema escolhido, as alternativas geradas e a solução encontrada.
  • Trabalhar em equipe e colaborar com os membros do grupo.