Aula sobre Permutacao Com Repeticao

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A permutação com repetição é um tema importante na Matemática, pois permite calcular a quantidade de maneiras que um conjunto de elementos pode ser organizado, considerando que alguns elementos podem se repetir. Esse conceito é aplicado em diversas áreas, como na criação de senhas, na organização de eventos, na produção de produtos e muito mais. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre permutação com repetição de forma lúdica e engajadora, por meio da metodologia ativa Gamificação.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique a importância da permutação com repetição. Em seguida, divida a turma em grupos e explique a metodologia Gamificação. Cada grupo deverá criar um mapa de registro contendo os campos: nome do jogo, objetivo do jogo, desafios do jogo, níveis, esquema de recompensas, informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?

  2. Etapa 2 - Criação do jogo

    Os grupos irão criar seus jogos, seguindo o mapa de registro. Auxilie os alunos na criação dos jogos, tirando dúvidas e dando sugestões. Determine um tempo para a criação dos jogos.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo irá apresentar seu jogo para a turma, explicando como funciona e como ele pode ser utilizado para ensinar permutação com repetição.

  4. Etapa 4 - Jogando os jogos

    Reserve uma aula para que os alunos joguem os jogos e permeiem o aprendizado por meio da gamificação.

  5. Etapa 5 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos de permutação com repetição, utilizando objetos do cotidiano dos alunos, como lápis, canetas, borrachas, entre outros. Os alunos irão calcular a quantidade de maneiras que esses objetos podem ser organizados.

  6. Etapa 6 - Desafio

    Proponha um desafio para a turma, no qual os alunos deverão calcular a quantidade de maneiras que um conjunto de elementos pode ser organizado, considerando que alguns elementos se repetem. Podem ser utilizados os exemplos práticos trazidos na etapa anterior.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma reflexão sobre a aula, destacando a importância da permutação com repetição e como a metodologia Gamificação pode tornar o aprendizado mais lúdico e engajador.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em calcular a probabilidade de eventos, com base na construção do espaço amostral, utilizando o princípio multiplicativo.
  • Reconhecer que a soma das probabilidades de todos os elementos do espaço amostral é igual a 1.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação dos jogos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do jogo.
  • Apresentação clara e objetiva do jogo criado.
  • Resolução correta do desafio proposto.
  • Participação ativa nas atividades em grupo.
  • Compreensão do conceito de permutação com repetição.

Ações do professor

  • Explicar o tema de forma clara e objetiva.
  • Auxiliar os alunos na criação dos jogos.
  • Propor desafios que estimulem o raciocínio lógico dos alunos.
  • Fazer reflexões sobre a importância do tema e como ele pode ser aplicado no cotidiano.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades em grupo.

Ações do aluno

  • Participar ativamente na criação do jogo.
  • Apresentar o jogo criado de forma clara e objetiva.
  • Resolver corretamente o desafio proposto.
  • Colaborar com os colegas nas atividades em grupo.
  • Demonstrar compreensão do conceito de permutação com repetição.