Aula sobre Permutacao Com Repeticao
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
A permutação com repetição é um tema importante na Matemática, pois permite calcular a quantidade de maneiras que um conjunto de elementos pode ser organizado, considerando que alguns elementos podem se repetir. Esse conceito é aplicado em diversas áreas, como na criação de senhas, na organização de eventos, na produção de produtos e muito mais. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre permutação com repetição de forma lúdica e engajadora, por meio da metodologia ativa Gamificação.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e explique a importância da permutação com repetição. Em seguida, divida a turma em grupos e explique a metodologia Gamificação. Cada grupo deverá criar um mapa de registro contendo os campos: nome do jogo, objetivo do jogo, desafios do jogo, níveis, esquema de recompensas, informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?Etapa 2 - Criação do jogo
Os grupos irão criar seus jogos, seguindo o mapa de registro. Auxilie os alunos na criação dos jogos, tirando dúvidas e dando sugestões. Determine um tempo para a criação dos jogos.Etapa 3 - Apresentação dos jogos
Cada grupo irá apresentar seu jogo para a turma, explicando como funciona e como ele pode ser utilizado para ensinar permutação com repetição.Etapa 4 - Jogando os jogos
Reserve uma aula para que os alunos joguem os jogos e permeiem o aprendizado por meio da gamificação.Etapa 5 - Exemplos práticos
Apresente exemplos práticos de permutação com repetição, utilizando objetos do cotidiano dos alunos, como lápis, canetas, borrachas, entre outros. Os alunos irão calcular a quantidade de maneiras que esses objetos podem ser organizados.Etapa 6 - Desafio
Proponha um desafio para a turma, no qual os alunos deverão calcular a quantidade de maneiras que um conjunto de elementos pode ser organizado, considerando que alguns elementos se repetem. Podem ser utilizados os exemplos práticos trazidos na etapa anterior.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma reflexão sobre a aula, destacando a importância da permutação com repetição e como a metodologia Gamificação pode tornar o aprendizado mais lúdico e engajador.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em calcular a probabilidade de eventos, com base na construção do espaço amostral, utilizando o princípio multiplicativo.
- Reconhecer que a soma das probabilidades de todos os elementos do espaço amostral é igual a 1.
- Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação dos jogos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na criação do jogo.
- Apresentação clara e objetiva do jogo criado.
- Resolução correta do desafio proposto.
- Participação ativa nas atividades em grupo.
- Compreensão do conceito de permutação com repetição.
Ações do professor
- Explicar o tema de forma clara e objetiva.
- Auxiliar os alunos na criação dos jogos.
- Propor desafios que estimulem o raciocínio lógico dos alunos.
- Fazer reflexões sobre a importância do tema e como ele pode ser aplicado no cotidiano.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades em grupo.
Ações do aluno
- Participar ativamente na criação do jogo.
- Apresentar o jogo criado de forma clara e objetiva.
- Resolver corretamente o desafio proposto.
- Colaborar com os colegas nas atividades em grupo.
- Demonstrar compreensão do conceito de permutação com repetição.