Aula sobre Permutacao Com Repeticao

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A permutação com repetição é um tema importante na Matemática, pois permite calcular a quantidade de maneiras que um conjunto de elementos pode ser organizado, considerando que alguns elementos podem se repetir. Esse conceito é muito utilizado em situações cotidianas, como na criação de senhas, na organização de eventos com a presença de pessoas que já participaram de outras edições, entre outros. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e cada grupo será responsável por uma atividade relacionada ao tema por um tempo determinado. Após esse tempo, o aluno será direcionado a próxima estação até que todos os alunos passem em todas as estações.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando o conceito de permutação com repetição e apresente exemplos práticos. Em seguida, os alunos serão divididos em três grupos e cada grupo será direcionado para uma estação.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Cálculo de permutações com repetição

    Nesta estação, os alunos receberão uma lista de elementos e deverão calcular quantas permutações com repetição podem ser formadas. Forneça exemplos práticos e auxilie os alunos na resolução dos exercícios.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Construção do espaço amostral

    Nesta estação, os alunos receberão uma situação-problema e deverão construir o espaço amostral, considerando as possibilidades de repetição de elementos. Forneça exemplos práticos e auxilie os alunos na resolução dos exercícios.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Cálculo de probabilidades

    Nesta estação, os alunos receberão uma situação-problema e deverão calcular a probabilidade de um evento ocorrer, utilizando o princípio multiplicativo. Forneça exemplos práticos e auxilie os alunos na resolução dos exercícios.

  5. Etapa 5 - Socialização

    Ao final das estações, os grupos se reunirão e cada um apresentará o que foi aprendido nas atividades. Faça uma síntese dos conceitos trabalhados e esclareça possíveis dúvidas.

  6. Etapa 6 - Exercícios em sala

    Os alunos receberão uma lista de exercícios para serem resolvidos em sala de aula, com o seu auxílio.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça uma revisão dos conceitos trabalhados na aula e incentive os alunos a praticarem mais exercícios em casa.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em calcular a probabilidade de eventos, com base na construção do espaço amostral, utilizando o princípio multiplicativo.
  • Reconhecer que a soma das probabilidades de todos os elementos do espaço amostral é igual a 1.
  • Estimular a cooperação e a troca de conhecimentos entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de calcular permutações com repetição.
  • Habilidade em construir o espaço amostral.
  • Habilidade em calcular a probabilidade de eventos.
  • Participação nas atividades em grupo.
  • Desempenho nos exercícios em sala de aula.

Ações do professor

  • Explicar o conceito de permutação com repetição e apresentar exemplos práticos.
  • Fornecer suporte aos alunos durante as atividades em grupo.
  • Estimular a participação e a troca de conhecimentos entre os alunos.
  • Fazer uma síntese dos conceitos trabalhados na aula.
  • Incentivar os alunos a praticarem mais exercícios em casa.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo.
  • Resolver os exercícios propostos em sala de aula.
  • Cooperar e trocar conhecimentos com os colegas.
  • Tirar dúvidas com o professor.
  • Praticar mais exercícios em casa.