Aula sobre Permutacao Simples

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


A permutação simples é um tema importante na Matemática, pois está presente em diversas situações do cotidiano, como na organização de eventos, na escolha de equipes esportivas, na formação de senhas, entre outros. Nesta aula, os alunos aprenderão a calcular a probabilidade de eventos utilizando o princípio multiplicativo, além de reconhecer que a soma das probabilidades de todos os elementos do espaço amostral é igual a 1. Para tornar a aula mais envolvente e didática, será utilizada a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos, na qual os alunos criarão um template de avaliação por pares para avaliar o desempenho dos grupos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula contextualizando o tema e apresentando exemplos práticos de situações em que a permutação simples é utilizada. Em seguida, os alunos devem ser divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e receber a tarefa de criar um template de avaliação por pares.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os grupos terão 20 minutos para pesquisar sobre o tema e seus subtópicos, como o princípio multiplicativo e a soma das probabilidades de todos os elementos do espaço amostral. Esteja disponível para tirar dúvidas e orientar os alunos.

  3. Etapa 3 - Criação do template

    Com base na pesquisa realizada, os grupos devem criar o template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação, organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos templates

    Cada grupo deve apresentar seu template para a turma, explicando os critérios de avaliação e como eles serão utilizados para avaliar o desempenho dos outros grupos.

  5. Etapa 5 - Resolução de exercícios

    Os grupos devem receber uma lista de exercícios sobre permutação simples e terão 30 minutos para resolvê-los. Esteja disponível para tirar dúvidas e orientar os alunos.

  6. Etapa 6 - Avaliação por pares

    Cada grupo deve avaliar o desempenho dos outros grupos utilizando o template criado. Esteja disponível para mediar a avaliação e garantir que ela seja justa e imparcial.

  7. Etapa 7 - Discussão em grupo

    Ao final da aula, os alunos devem se reunir em grupo para discutir os resultados da avaliação e como poderiam melhorar seu desempenho na próxima vez.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em calcular a probabilidade de eventos utilizando o princípio multiplicativo.
  • Reconhecer que a soma das probabilidades de todos os elementos do espaço amostral é igual a 1.
  • Estimular a colaboração e a comunicação entre os alunos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar o desempenho dos outros grupos.
  • Estimular a criatividade e a autonomia dos alunos na criação do template de avaliação por pares.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo
  • Construção dos argumentos
  • Apresentação e comunicação
  • Desempenho geral
  • Coerência e consistência na avaliação dos outros grupos

Ações do professor

  • Contextualizar o tema e apresentar exemplos práticos.
  • Orientar os alunos na pesquisa e na criação do template de avaliação por pares.
  • Tirar dúvidas e orientar os alunos na resolução dos exercícios.
  • Mediar a avaliação por pares e garantir que ela seja justa e imparcial.
  • Estimular a discussão em grupo e a reflexão sobre o desempenho dos alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o tema e seus subtópicos.
  • Criar o template de avaliação por pares.
  • Resolver os exercícios propostos.
  • Avaliar o desempenho dos outros grupos.
  • Discutir em grupo os resultados da avaliação e como poderiam melhorar seu desempenho na próxima vez.