Aula sobre Permutacao Simples

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


A permutação simples é um tema importante na Matemática, pois permite calcular a quantidade de maneiras diferentes que um conjunto de elementos pode ser organizado. Esse conceito é aplicado em diversas áreas, como na organização de eventos, na criação de senhas, na elaboração de códigos, entre outros. Nesta aula, os alunos irão trabalhar com a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, na qual irão criar um mapa conceitual sobre o tema, com o objetivo de desenvolver a habilidade de calcular a probabilidade de eventos utilizando o princípio multiplicativo.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e contextualize a importância da permutação simples. Em seguida, explique a metodologia Aprendizagem Entre Pares e como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa conceitual

    Os alunos devem formar duplas e criar um mapa conceitual sobre o tema, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Forneça materiais de apoio, como papel e canetas coloridas, para que os alunos possam criar o mapa.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos mapas

    Cada dupla deve apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando as ideias centrais e as sub-ideias. Incentive a participação de todos os alunos, fazendo perguntas e estimulando o debate.

  4. Etapa 4 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos sobre a permutação simples, como a organização de uma fila em um evento ou a criação de senhas. Os alunos devem discutir em duplas como aplicar o conceito de permutação simples nesses exemplos.

  5. Etapa 5 - Resolução de exercícios

    Os alunos devem resolver exercícios sobre permutação simples, utilizando o mapa conceitual criado na etapa 2 como apoio. Circule pela sala, auxiliando os alunos que tiverem dúvidas.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os alunos devem se reunir em grupos para discutir as soluções dos exercícios e trocar ideias sobre o tema. Estimule a participação de todos os alunos, fazendo perguntas e incentivando o debate.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma breve conclusão sobre a aula, reforçando os conceitos aprendidos e a importância da permutação simples. Os alunos devem entregar os mapas conceituais criados na etapa 2. Avalie os alunos conforme os critérios de avaliação.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de calcular a probabilidade de eventos utilizando o princípio multiplicativo.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de criar um mapa conceitual claro e organizado.
  • Habilidade de aplicar o conceito de permutação simples em exemplos práticos.
  • Participação ativa nas discussões em grupo.
  • Resolução correta dos exercícios propostos.
  • Entrega do mapa conceitual criado na etapa 2.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e contextualizar sua importância.
  • Explicar a metodologia Aprendizagem Entre Pares e como ela será aplicada na aula.
  • Fornecer materiais de apoio para a criação do mapa conceitual.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões e debates.
  • Auxiliar os alunos que tiverem dúvidas durante a resolução dos exercícios.

Ações do aluno

  • Criar um mapa conceitual claro e organizado.
  • Discutir em duplas e em grupo sobre o tema.
  • Resolver os exercícios propostos.
  • Participar ativamente das discussões e debates.
  • Entregar o mapa conceitual criado na etapa 2.