Aula sobre Permutacao Simples

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A permutação simples é um assunto importante na Matemática, pois permite calcular a quantidade de maneiras diferentes que um conjunto de elementos pode ser organizado. Esse conceito é aplicado em diversas áreas, como na organização de eventos, na criação de senhas, na elaboração de códigos, entre outros. Nesta aula, os alunos irão aprender a calcular a probabilidade de eventos utilizando o princípio multiplicativo, a partir da construção do espaço amostral. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Design Thinking, na qual os alunos irão criar um mapa de empatia para entender melhor o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula e explique a importância da permutação simples na Matemática e em outras áreas. Apresente exemplos práticos de como esse conceito é aplicado no cotidiano.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos devem criar um mapa de empatia, dividido em campos como "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é que os alunos possam entender melhor o tema e seus subtópicos, identificando as necessidades e desafios relacionados ao assunto.

  3. Etapa 3 - Construção do espaço amostral

    Os alunos devem construir o espaço amostral de um evento simples, utilizando objetos como bolas, cartas ou dados. Explique como utilizar o princípio multiplicativo para calcular a quantidade de maneiras diferentes que o evento pode ocorrer.

  4. Etapa 4 - Cálculo da probabilidade

    Com base no espaço amostral construído, os alunos devem calcular a probabilidade de um evento ocorrer, utilizando o princípio multiplicativo. Apresente exemplos práticos para que os alunos possam aplicar o conceito de forma mais clara.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos devem discutir em grupo sobre as dificuldades encontradas durante a aula e como superá-las. Medeie a discussão e esclareça as dúvidas que surgirem.

  6. Etapa 6 - Atividade individual

    Os alunos devem realizar uma atividade individual para fixar o conteúdo aprendido. A atividade consistirá em calcular a probabilidade de eventos simples utilizando o princípio multiplicativo.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça uma breve revisão do conteúdo apresentado na aula e reforce a importância da permutação simples na Matemática e em outras áreas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em calcular a probabilidade de eventos simples utilizando o princípio multiplicativo.
  • Estimular a criatividade e a empatia dos alunos, por meio da metodologia ativa Design Thinking.
  • Promover a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em construir o espaço amostral de um evento simples.
  • Habilidade dos alunos em calcular a probabilidade de eventos simples, utilizando o princípio multiplicativo.
  • Participação ativa dos alunos durante a aula.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e sua importância.
  • Explicar o conceito de permutação simples e o princípio multiplicativo.
  • Mediar a discussão em grupo e esclarecer as dúvidas dos alunos.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de empatia para entender melhor o tema e seus subtópicos.
  • Construir o espaço amostral de um evento simples.
  • Calcular a probabilidade de eventos simples, utilizando o princípio multiplicativo.