Aula sobre Permutacao Simples

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A permutação simples é um assunto importante na Matemática, pois está presente em diversas situações do cotidiano, como na organização de eventos, na criação de senhas, na escolha de números de telefone, entre outros. Nesta aula, os alunos irão aprender a calcular a probabilidade de eventos utilizando o princípio multiplicativo, que é fundamental para a compreensão de diversos conceitos matemáticos. Para tornar a aula mais envolvente e didática, será utilizada a metodologia ativa Gamificação, na qual os alunos irão criar um jogo que envolva o tema da permutação simples.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique a importância da permutação simples na Matemática e no cotidiano. Em seguida, explique a metodologia ativa Gamificação e como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Apresentação dos exemplos

    O professor irá apresentar exemplos práticos de permutação simples, como a organização de eventos e a criação de senhas. Os alunos serão convidados a participar da apresentação e a sugerir outros exemplos que possam ser utilizados.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa de registro

    Os alunos irão criar um mapa de registro contendo os campos Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?. O objetivo é que os alunos apliquem os conceitos aprendidos sobre permutação simples na criação de um jogo que envolva o tema.

  4. Etapa 4 - Desenvolvimento do jogo

    Os alunos devem trabalhar em grupos para desenvolver o jogo criado na etapa anterior. Auxilie os grupos na criação do jogo e na aplicação dos conceitos aprendidos sobre permutação simples.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo deve apresentar o jogo criado para a turma. Os alunos devem avaliar os jogos dos colegas e dar sugestões de melhorias.

  6. Etapa 6 - Discussão e conclusão

    Conduza uma discussão sobre os jogos apresentados e sobre a aplicação dos conceitos de permutação simples na criação dos jogos. Em seguida, conclua a aula reforçando a importância do tema e da metodologia utilizada.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em calcular a probabilidade de eventos utilizando o princípio multiplicativo.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação de um jogo que envolva o tema da permutação simples.
  • Promover a aplicação dos conceitos aprendidos em situações práticas e cotidianas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do mapa de registro e do jogo.
  • Aplicação correta dos conceitos de permutação simples na criação do jogo.
  • Criatividade e originalidade na criação do jogo.
  • Apresentação clara e objetiva do jogo para a turma.
  • Participação ativa na avaliação dos jogos dos colegas.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e explicar a metodologia ativa Gamificação.
  • Auxiliar os alunos na criação do mapa de registro e do jogo.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na criação do jogo.
  • Avaliar os jogos criados pelos alunos e dar feedbacks construtivos.
  • Concluir a aula reforçando a importância do tema e da metodologia utilizada.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação do mapa de registro e do jogo.
  • Aplicar corretamente os conceitos de permutação simples na criação do jogo.
  • Colaborar com os colegas na criação do jogo.
  • Apresentar o jogo de forma clara e objetiva para a turma.
  • Avaliar os jogos dos colegas e dar sugestões de melhorias.