Aula sobre Permutacao Simples
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
A permutação simples é um tema importante na Matemática, pois está presente em diversas situações do cotidiano, como na organização de eventos, na escolha de equipes esportivas, na formação de senhas, entre outros. Nesta aula, os alunos irão aprender a calcular a probabilidade de eventos utilizando o princípio multiplicativo e reconhecer que a soma das probabilidades de todos os elementos do espaço amostral é igual a 1. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e irão realizar atividades diferentes relacionadas ao tema.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e contextualize a importância da permutação simples no cotidiano. Em seguida, explique como a metodologia Rotação por estações irá funcionar na aula.Etapa 2 - Estação 1 - Cálculo de permutações
Os alunos irão realizar uma atividade em que deverão calcular o número de permutações possíveis de um conjunto de objetos. Forneça exemplos práticos e didáticos para auxiliar os alunos na resolução da atividade.Etapa 3 - Estação 2 \- Construção do espaço amostral
Os alunos irão realizar uma atividade em que deverão construir o espaço amostral de um evento. Forneça exemplos práticos e didáticos para auxiliar os alunos na resolução da atividade.Etapa 4 - Estação 3 - Cálculo da probabilidade
Os alunos irão realizar uma atividade em que deverão calcular a probabilidade de um evento utilizando o princípio multiplicativo. Forneça exemplos práticos e didáticos para auxiliar os alunos na resolução da atividade.Etapa 5 - Discussão em grupo
Os alunos irão se reunir em seus grupos para discutir as atividades realizadas e tirar dúvidas. Circule pela sala para auxiliar os alunos e esclarecer possíveis dúvidas.Etapa 6 - Apresentação dos resultados
Cada grupo deve apresentar os resultados das atividades realizadas. Faça uma síntese dos principais pontos abordados na aula.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma reflexão sobre a importância da permutação simples e como ela pode ser aplicada no cotidiano.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em calcular a probabilidade de eventos utilizando o princípio multiplicativo.
- Reconhecer que a soma das probabilidades de todos os elementos do espaço amostral é igual a 1.
- Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
- Desenvolver a capacidade dos alunos em trabalhar em grupo.
- Estimular a criatividade e a resolução de problemas.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Habilidade dos alunos em calcular a probabilidade de eventos utilizando o princípio multiplicativo.
- Habilidade dos alunos em construir o espaço amostral de um evento.
- Habilidade dos alunos em trabalhar em grupo.
- Criatividade e resolução de problemas.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizar a importância da permutação simples no cotidiano.
- Fornecer exemplos práticos e didáticos para auxiliar os alunos na resolução das atividades.
- Circular pela sala para auxiliar os alunos e esclarecer possíveis dúvidas.
- Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
- Fazer uma síntese dos principais pontos abordados na aula.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.
- Demonstrar habilidade em calcular a probabilidade de eventos utilizando o princípio multiplicativo.
- Demonstrar habilidade em construir o espaço amostral de um evento.
- Demonstrar criatividade e resolução de problemas.