Aula sobre Permutacao Simples

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A permutação simples é um conceito matemático que pode ser encontrado em diversas situações do cotidiano, como na organização de eventos, na escolha de equipes esportivas, na criação de senhas, entre outros. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre permutação simples por meio da metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual eles criarão um mapa conceitual com ideias centrais e sub-ideias para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e contextualize a importância da permutação simples no cotidiano. Em seguida, os alunos devem assistir a um vídeo explicativo sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa conceitual

    Os alunos devem criar um mapa conceitual sobre permutação simples, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Oriente os alunos na criação do mapa e forneça exemplos práticos para ajudá-los.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos devem se dividir em grupos para discutir e aprimorar seus mapas conceituais. Circule pela sala para auxiliar e tirar dúvidas.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada grupo deve apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando as ideias centrais e sub-ideias. Forneça feedbacks e esclareça dúvidas.

  5. Etapa 5 - Exercícios práticos

    Os alunos devem resolver exercícios práticos sobre permutação simples, utilizando o princípio multiplicativo. Forneça exemplos e auxilie os alunos na resolução dos exercícios.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os alunos devem se dividir em grupos para discutir e aprimorar suas resoluções dos exercícios. Circule pela sala para auxiliar e tirar dúvidas.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a aula, reforçando os conceitos aprendidos e a importância da permutação simples no cotidiano.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em calcular a probabilidade de eventos utilizando o princípio multiplicativo.
  • Estimular a criatividade e a organização dos alunos na criação do mapa conceitual.
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos na discussão em grupo.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em criar um mapa conceitual claro e organizado.
  • Habilidade dos alunos em resolver exercícios práticos sobre permutação simples.
  • Participação e colaboração dos alunos nas discussões em grupo.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na criação do mapa conceitual.
  • Fornecer exemplos práticos para auxiliar os alunos na resolução dos exercícios.
  • Circular pela sala para auxiliar e tirar dúvidas dos alunos.

Ações do aluno

  • Criar um mapa conceitual claro e organizado.
  • Resolver exercícios práticos sobre permutação simples.
  • Participar ativamente das discussões em grupo.