Aula sobre Personal Pronouns Subject Pronouns X Object Pronouns

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Nesta atividade, vamos explorar o uso de pronomes pessoais: os pronomes sujeito e os pronomes objeto. Os pronomes são palavras que substituem os nomes, tornando a comunicação mais clara e objetiva. Eles são muito importantes na nossa língua e são usados em diversas situações do cotidiano. Por meio da gamificação, vamos desenvolver a habilidade de discriminar sujeito e objeto e utilizar pronomes corretamente.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e relembre a turma sobre pronomes pessoais e suas funções. Em seguida, mostre exemplos de frases com pronomes sujeito e objeto para os alunos identificarem. Você pode utilizar flashcards com exemplos de frases em inglês e pedir que os alunos identifiquem os pronomes pessoais.

  2. Etapa 2 - Explicação das regras do jogo

    Explique as regras de criação do jogo, que consiste em criar 8 cartas de perguntas e 8 cartas de afirmações. Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo deve criar seu próprio jogo.

  3. Etapa 3 - Criação do jogo

    Os grupos vão criar suas cartas de perguntas e afirmações. Circule pela sala para auxiliar e tirar dúvidas.

  4. Etapa 4 - Jogar o jogo

    As cartas dos grupos serão embaralhadas e distribuídas aos demais estudantes. Eles terão 20 minutos para jogar e responder às perguntas e afirmações.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após o jogo, os grupos se reúnem para discutir as perguntas e afirmações que receberam e identificar os pronomes sujeito e objeto nas frases.

  6. Etapa 6 - Preenchimento de tabela

    Os alunos vão preencher uma tabela identificando se o pronome presente nas frases é de sujeito ou objeto.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Ao final, faça uma revisão sobre o uso dos pronomes e dê feedback aos grupos sobre os jogos e como eles podem melhorar.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de discriminar sujeito e objeto na língua inglesa.
  • Aprender a utilizar pronomes pessoais corretamente.
  • Criar um ambiente de colaboração e trabalho em equipe.

Critérios de avaliação

  • Participação no processo de criação do jogo.
  • Habilidade de identificar os pronomes do sujeito e do objeto nas frases.
  • Habilidade de utilizar corretamente os pronomes pessoais.
  • Colaboração e trabalho em equipe.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e relembrar conceitos prévios.
  • Explicar as regras de criação do jogo.
  • Circular pela sala para auxiliar os alunos e tirar dúvidas.
  • Revisar os conceitos aprendidos no final da aula.

Ações do aluno

  • Criar um jogo com perguntas e afirmações sobre pronomes pessoais.
  • Identificar pronomes do sujeito e do objeto nas frases apresentadas.
  • Trabalhar em equipe e colaborar na criação do jogo.
  • Preencher a tabela de identificação de pronomes.