Aula sobre Personal Pronouns Subject Pronouns X Object Pronouns

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Nesta atividade, os alunos vão aprender sobre os pronomes pessoais (sujeito e objeto), a distinguir os pronomes pessoais, além de saber como utilizá-los adequadamente. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa de Rotação por estações. Esses pronomes são muito importantes para a comunicação em língua inglesa, pois ajudam a evitar repetições de nomes. Eles são muito utilizados em conversas, e-mails, mensagens de texto, entre outros. Para exemplificar, podemos imaginar uma conversa em que duas pessoas falam sobre o filme favorito delas. Utilizando muitos nomes, a conversa pode ficar confusa e, até mesmo, cansativa. Com o uso dos pronomes, a comunicação flui melhor e fica mais clara.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula apresentando o tema e os objetivos da atividade e explicando sobre os pronomes pessoais sujeito e objeto. Dê exemplos práticos e dialogue com a turma. Pode ser demonstrado um exemplo prático e uma atividade reflexiva para que a turma reflita sobre a diferença entre os pronomes.

  2. Etapa 2 - Aplicação em situações práticas

    Apresente apresenta situações práticas do dia a dia para que os alunos apliquem os pronomes pessoais aprendidos. Com isso, proponha uma tarefa de aplicação em contexto, como pedir que escrevam pequenas histórias utilizando os pronomes pessoais sujeito e objeto.

  3. Etapa 3 - Estação 1

    Divida a turma em 3 grupos diferentes que serão as estações. Cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema. Na estação 1, o grupo vai jogar um jogo de cartas com pronomes sujeito e objeto. O jogo deve conter figuras, perguntas e afirmações a serem validades ou corrigidas.

  4. Etapa 4 - Estação 2

    O grupo vai fazer o preenchimento de frases com pronomes pessoais sujeito e objeto.

  5. Etapa 5 - Estação 3

    Na estação 3, o grupo deve fazer a leitura de textos para identificar e substituir os pronomes por nomes correspondentes.

  6. Etapa 6 - Registro das atividades

    Os alunos retornam às suas mesas e registram em seus cadernos as atividades realizadas nas estações.

  7. Etapa 7 - Exercício de fixação

    Os estudantes realizam um exercício prático com frases em inglês, em que precisam preencher com os pronomes pessoais sujeito e objeto.

  8. Etapa 8 - Encerramento

    Tire dúvidas e faça uma revisão sobre os pronomes pessoais, além de destacar a importância de utilizá-los corretamente. Encerra agradecendo a participação dos alunos e reforçando o que foi aprendido.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de discriminar sujeito de objeto, utilizando pronomes a eles relacionados.
  • Desenvolver a capacidade de trabalhar em grupo e colaborativamente, participando ativamente das estações.
  • Desenvolver a capacidade de aplicar o conhecimento adquirido em situações práticas do cotidiano.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas estações de trabalho.
  • Capacidade de distinguir pronomes sujeito e objeto.
  • Capacidade de aplicar o conhecimento adquirido em situações práticas.
  • Atenção às orientações do professor.
  • Participação nas atividades em grupo.

Ações do professor

  • Explicar de forma clara e didática sobre o tema a ser abordado.
  • Respeitar o ritmo de aprendizado de cada aluno.
  • Orientar e acompanhar o desenvolvimento dos estudantes em cada estação.
  • Estimular a participação ativa dos alunos.
  • Tirar dúvidas e revisar o conteúdo apresentado.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das estações de trabalho.
  • Prestar atenção às orientações do professor.
  • Interagir com os colegas de grupo de forma colaborativa.
  • Registrar as atividades realizadas em seus cadernos.
  • Participar das atividades em grupo.