Aula sobre Personificacao

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A personificação é uma figura de linguagem que atribui características humanas a objetos inanimados, animais ou seres abstratos. Ela é amplamente utilizada na literatura e na comunicação cotidiana, e é muito importante para a construção de personagens e narrativas envolventes. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre personificação e aplicá-la em seus próprios textos, utilizando a metodologia ativa Design Sprint. Eles aprenderão a empregar adequadamente as regras de concordância nominal e verbal para criar frases coerentes e bem estruturadas.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente aos alunos o conceito de personificação e exemplos de como ela é utilizada na literatura, publicidade e comunicação cotidiana. Convide os alunos a pensar em exemplos de personificação que já tenham encontrado.

  2. Etapa 2 - Entender

    Os alunos irão trabalhar em pequenos grupos para discutir e identificar exemplos de personificação em textos que o professor irá disponibilizar. Eles deverão anotar as frases e discutir como a personificação contribui para a compreensão do texto.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Os alunos irão escolher um objeto inanimado, animal ou ser abstrato para personificar. Eles deverão escrever uma breve descrição do objeto e, em seguida, criar uma lista de características humanas que poderiam ser atribuídas a ele.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Os alunos irão trabalhar em seus grupos para escolher o objeto e as características que irão utilizar em seu texto. Eles deverão discutir e chegar a um consenso sobre como combinar esses elementos para criar uma personificação interessante e criativa.

  5. Etapa 5 - Prototipar

    Os alunos irão criar um texto de 5 a 10 linhas utilizando a personificação escolhida. Eles deverão empregar adequadamente as regras de concordância nominal e verbal para criar frases coerentes e bem estruturadas. Circule pela sala para dar suporte e auxiliar os alunos.

  6. Etapa 6 - Testar

    Os alunos irão compartilhar seus textos com a turma. Eles deverão ler em voz alta e os demais alunos deverão fazer comentários construtivos sobre a personificação escolhida e a aplicação das regras de concordância nominal e verbal.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conduza uma conversa final com a turma para resumir o que foi aprendido durante a aula e faça uma reflexão sobre a importância da personificação e das regras de concordância nas produções textuais.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em empregar adequadamente as regras de concordância nominal e verbal
  • Estimular a criatividade dos alunos na criação de personificações
  • Promover a colaboração e a comunicação em grupo

Critérios de avaliação

  • Utilização adequada das regras de concordância nominal e verbal
  • Criatividade e originalidade na escolha da personificação
  • Coerência e coesão em relação ao tema escolhido
  • Clareza e fluidez na escrita
  • Participação e colaboração em grupo

Ações do professor

  • Explicar claramente o conceito de personificação e como ela é utilizada na literatura e na comunicação cotidiana
  • Dar suporte e auxiliar os alunos durante a criação de suas personificações e escrita dos textos
  • Estimular a colaboração e a comunicação em grupo
  • Fazer reflexões e resumos ao final de cada etapa
  • Dar feedback construtivo aos alunos

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo
  • Escolher um objeto inanimado, animal ou ser abstrato para personificar
  • Empregar adequadamente as regras de concordância nominal e verbal na escrita dos textos
  • Compartilhar suas produções com a turma
  • Fazer comentários construtivos sobre as produções dos colegas.