Aula sobre Personificacao

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


A personificação é uma figura de linguagem que atribui características humanas a objetos inanimados, animais ou seres abstratos. Essa figura de linguagem é muito utilizada em diversas formas de arte, como na literatura, na música e no cinema. Ela é uma das formas mais comuns de atribuir vida e emoção a objetos e seres que não possuem essas características. Abordaremos o tema por meio da metodologia ativa Ensino Híbrido, que une o aprendizado presencial e online. Os alunos irão criar um template de registro de aprendizagem, que conterá os campos de Check-in e Check-out, para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Inicie a aula com uma atividade de Check-in, na qual os alunos devem responder a uma pergunta relacionada à personificação. Essa atividade deve ser realizada por meio de uma ferramenta digital, como o Kahoot ou o Mentimeter.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Apresente aos alunos a figura de linguagem da personificação, explicando como ela funciona e dando exemplos. Utilize um texto literário ou uma música para exemplificar a personificação.

  3. Etapa 3 - Exercícios de Fixação

    Os alunos devem fazer exercícios de fixação sobre a personificação, que podem ser realizados por meio de uma plataforma digital, como o Quizizz ou o EdPuzzle.

  4. Etapa 4 - Criação do template de registro de aprendizagem

    Os alunos devem criar um template de registro de aprendizagem, que conterá os campos de Check-in e Check-out, para desenvolver o tema e seus subtópicos. Forneça aos alunos orientações sobre como criar o template e quais informações devem ser incluídas.

  5. Etapa 5 - Desenvolvimento do tema

    Os alunos devem trabalhar em grupos para desenvolver o tema da personificação, escolhendo um objeto inanimado, animal ou ser abstrato para personificar. Eles devem criar um texto curto que utilize a personificação e apresentar para a turma.

  6. Etapa 6 - Check-out

    Os alunos devem responder a uma pergunta de Check-out relacionada ao tema da aula. Essa atividade também deve ser realizada por meio de uma ferramenta digital, como o Kahoot ou o Mentimeter.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula fazendo um resumo dos principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem praticando a personificação em seus próprios textos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em empregar, adequadamente, as regras de concordância nominal e verbal.
  • Estimular a criatividade dos alunos na criação de textos que utilizam a personificação.
  • Fomentar a colaboração entre os alunos na criação do template de registro de aprendizagem.

Critérios de avaliação

  • Adequação do uso da personificação no texto criado pelos alunos.
  • Correção das regras de concordância nominal e verbal no texto criado pelos alunos.
  • Participação ativa dos alunos na criação do template de registro de aprendizagem.

Ações do professor

  • Apresentar a figura de linguagem da personificação e dar exemplos.
  • Orientar os alunos na criação do template de registro de aprendizagem.
  • Estimular a colaboração e a criatividade dos alunos na criação de textos que utilizam a personificação.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação do template de registro de aprendizagem.
  • Trabalhar em grupo para desenvolver o tema da personificação.
  • Criar um texto que utilize adequadamente a personificação.