Aula sobre Personificacao

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A personificação é muito comum na literatura, sendo utilizada por escritores para dar vida e emoção a seus personagens e cenários. É uma figura de linguagem que consiste em atribuir características humanas a seres inanimados, animais ou ideias abstratas. Nesta aula, trabalharemos a personificação de forma lúdica e dinâmica, utilizando a metodologia ativa Gamificação para desenvolver a habilidade dos alunos em adequar as regras de concordância nominal e verbal.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando o que é personificação, utilizando exemplos do cotidiano ou da literatura para ilustrar o conceito. Em seguida, apresente a metodologia Gamificação e explique como ela será aplicada na aula. Após, divida os alunos em grupos de quatro ou cinco e entregue uma cartolina, lápis de cor e caneta.

  2. Etapa 2 - Construção das cartas

    Cada grupo deve criar oito cartas de perguntas e oito cartas de afirmações relacionadas à personificação. No verso de cada carta deve ser escrito o nome do grupo. As perguntas devem ser elaboradas com base em situações do cotidiano ou da literatura que envolvam personificação, enquanto as afirmações devem ser frases que contenham personificação. Exemplos: “O sol sorria no céu azul” (afirmação) ou “O sorvete derretia lentamente no sol” (pergunta). Circule pela sala, auxiliando os grupos na criação das cartas.

  3. Etapa 3 - Troca de cartas

    Cada grupo deve trocar suas cartas com outro grupo. Os grupos devem escolher uma carta de pergunta e uma carta de afirmação recebidas e respondê-las corretamente. Se acertarem, ganham um ponto.

  4. Etapa 4 - Criação do jogo

    Cada grupo deve utilizar as cartas criadas e as recebidas para elaborar um jogo. O jogo deve ter uma sequência lógica de perguntas e afirmações e pode ser um jogo de tabuleiro ou de cartas. Auxilie os grupos na elaboração do jogo.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo deve apresentar seu jogo para a turma. Ajude na organização da apresentação e garanta que todos os grupos tenham tempo suficiente para apresentar seu jogo. Após a apresentação, os alunos devem votar no jogo que mais gostaram.

  6. Etapa 6 - Discussão

    Conduza uma discussão com a turma sobre a importância da personificação na literatura e no cotidiano. Os alunos devem falar sobre como a personificação pode tornar a leitura mais interessante e como eles podem utilizar essa figura de linguagem em suas próprias produções textuais.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula agradecendo a participação dos alunos e ressaltando os pontos positivos da metodologia Gamificação na aprendizagem.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em empregar as regras de concordância nominal e verbal.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na criação de perguntas e afirmações relacionadas à personificação.
  • Promover o trabalho em grupo e a colaboração na construção dos jogos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na construção das cartas e do jogo.
  • Criatividade e originalidade na elaboração das perguntas e afirmações.
  • Adequação das regras de concordância nominal e verbal nas respostas às perguntas e nas afirmações.
  • Organização e clareza na apresentação do jogo.
  • Participação na discussão final.

Ações do professor

  • Explicar o conceito de personificação e a metodologia Gamificação.
  • Auxiliar os grupos na criação das cartas e na elaboração do jogo.
  • Conduzir a apresentação dos jogos e a discussão final.
  • Estimular a participação de todos os alunos.
  • Avaliar o desempenho dos alunos de forma justa e imparcial.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da construção das cartas e do jogo.
  • Utilizar a criatividade e a imaginação na elaboração das perguntas e afirmações.
  • Responder corretamente às perguntas e afirmações recebidas.
  • Apresentar o jogo de forma organizada e clara.
  • Participar da discussão final, contribuindo com ideias e opiniões.