Aula sobre Personificacao

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A personificação é uma figura de linguagem que consiste em atribuir características humanas a seres inanimados, animais ou até mesmo ações. É um recurso muito utilizado em textos literários e publicitários para tornar o conteúdo mais interessante e envolvente. Nesta aula, os alunos irão explorar essa figura de linguagem por meio da metodologia ativa Rotação por estações. Eles irão criar personificações em diferentes contextos e aprimorar sua habilidade em concordância nominal e verbal.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o conceito de personificação e apresente alguns exemplos de como ela é usada em diferentes contextos. Os alunos devem participar da discussão e compartilhar suas próprias experiências com a figura de linguagem.

  2. Etapa 2 - Estação 1: Criação de personificações em objetos

    Os alunos serão divididos em grupos e irão para a estação 1. Nessa estação, eles irão selecionar um objeto inanimado e criar uma personificação para ele. Eles devem escrever uma pequena história usando a personificação e incluindo a concordância nominal correta. Esteja presente para auxiliar e tirar dúvidas.

  3. Etapa 3 - Estação 2: Criação de personificações em animais

    Na estação 2, os alunos irão escolher um animal e criar uma personificação para ele. Eles devem escrever uma história ou descrição usando a concordância verbal correta. Auxilie-os e tire dúvidas.

  4. Etapa 4 - Estação 3: Criação de personificações em ações

    Na estação 3, os alunos irão escolher uma ação e criar uma personificação para ela. Eles escreverão uma pequena cena usando a concordância verbal correta. Esteja atento para ajudá-los e tirar suas dúvidas.

  5. Etapa 5 - Socialização dos trabalhos

    Os grupos se reunirão e apresentarão suas criações para a turma. Estimule a discussão sobre as criações apresentadas e destaque os acertos em concordância nominal e verbal.

  6. Etapa 6 - Reflexão e Avaliação

    Os alunos refletirão sobre o processo de criação e como ele ajudou a aprimorar sua habilidade em concordância nominal e verbal. Avalie os trabalhos e dê a eles um feedback.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em criar personificações.
  • Aprimorar a habilidade em concordância nominal.
  • Aprimorar a habilidade em concordância verbal.

Critérios de avaliação

  • Criação de personificações adequadas ao contexto.
  • Emprego correto de concordância nominal.
  • Emprego correto de concordância verbal.
  • Clareza e coesão textual.
  • Participação ativa nas atividades propostas.

Ações do professor

  • Apresentar o conceito de personificação.
  • Orientar os alunos durante o processo de criação.
  • Estimular a participação e discussão em grupo.
  • Avaliar os trabalhos e dê feedback.
  • Reforçar a importância da concordância nominal e verbal.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Criar personificações em objetos, animais e ações.
  • Empregar corretamente a concordância nominal e verbal.
  • Apresentar suas criações para a turma.
  • Refletir sobre o processo de criação e aprendizado.