Aula sobre Personificacao

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A personificação é uma figura de linguagem que atribui características humanas a seres inanimados, animais ou ideias abstratas. Essa linguagem é bastante usada na literatura e na comunicação diária, por ajudar a tornar a linguagem mais expressiva e criativa. Nesta aula, os alunos serão desafiados a criar um mapa conceitual sobre a personificação, colocando em prática habilidades de leitura, interpretação, escrita e pensamento crítico.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Antes de apresentar o tema e a metodologia ativa que será utilizada. Assista juntamente com os alunos um vídeo sobre personificação. O vídeo deve ter duração de até 10 minutos e apresentar exemplos variados sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Apresentação da ideia central

    Em seguida, apresente a ideia central do mapa conceitual: a personificação como figura de linguagem. Explique o que é a personificação, como ela funciona, qual a sua importância na comunicação e fale sobre a metodologia ativa sala de aula invertida.

  3. Etapa 3 - Construção do primeiro nível

    Os alunos serão divididos em grupos e criar 2 sub-ideias sobre a personificação. Essas sub-ideias devem ser escritas em post-its, que serão colados em um painel. Oriente os alunos a pensar em exemplos concretos de personificação para cada sub-ideia.

  4. Etapa 4 - Construção do segundo nível

    Logo depois, os grupos escolherão uma das sub-ideias e criar 2 outras sub-ideias sobre ela. Novamente, essas sub-ideias serão escritas em post-its e coladas no painel. Os alunos, irão, então, elaborar exemplos de personificação para cada uma dessas sub-ideias.

  5. Etapa 5 - Sistematização do conhecimento

    Guie uma discussão sobre as sub-ideias apresentadas no painel, organizando-as em uma estrutura hierárquica, a fim de que os alunos compreendam a relação entre elas e como elas se relacionam com a ideia central.

  6. Etapa 6 - Elaboração do mapa conceitual

    Os alunos, em grupo, produzirão um mapa conceitual sobre a personificação, utilizando as sub-ideias e exemplos apresentados no painel. O mapa terá uma estrutura clara e organizada, com cores e símbolos que facilitem a compreensão.

  7. Etapa 7 - Socialização dos mapas conceituais

    Os grupos apresentarão seus mapas conceituais para a turma, explicando a relação entre as sub-ideias e a ideia central, e comentando sobre os exemplos de personificação utilizados.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em empregar adequadamente as regras de concordância nominal e verbal.
  • Estimular a leitura, a interpretação e a escrita criativa.
  • Promover a colaboração e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver habilidades de pensamento crítico e resolução de problemas.

Critérios de avaliação

  • Participação individual e em grupo.
  • Capacidade de interpretação e aplicação do conceito de personificação.
  • Qualidade do mapa conceitual e organização das informações.
  • Adequação aos critérios de concordância nominal e verbal.
  • Criatividade e originalidade nos exemplos de personificação.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na construção do mapa conceitual.
  • Estimular a participação e a colaboração em grupo.
  • Propor atividades que promovam a reflexão e o pensamento crítico.
  • Oferecer feedbacks construtivos e individualizados.
  • Fazer intervenções pedagógicas sempre que necessário.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo sobre personificação antes da aula.
  • Participar ativamente da construção do painel e do mapa conceitual.
  • Respeitar o trabalho em grupo e colaborar com os colegas.
  • Elaborar exemplos criativos e originais de personificação.
  • Aplicar as regras de concordância nominal e verbal adequadamente.