Aula sobre Perspectiva

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


A perspectiva é um dos principais conceitos da arte, que permite criar a ilusão de profundidade e tridimensionalidade em uma superfície plana. Ela é amplamente utilizada em desenhos, pinturas, fotografias e outras formas de expressão artística. Nesta aula, os alunos serão introduzidos à perspectiva e aprenderão a criar mapas conceituais para aprofundar o tema. Serão apresentados exemplos de obras de arte que utilizam a perspectiva, como a "Última Ceia" de Leonardo da Vinci e "A Persistência da Memória" de Salvador Dalí. Os estudantes serão incentivados a pensar em como a perspectiva pode ser aplicada em suas próprias criações artísticas.

  1. Etapa 1 - Introdução (10 minutos)

    Professor, apresente a aula e explique o conceito de perspectiva. Os alunos serão incentivados a pensar em exemplos de obras de arte que utilizam a perspectiva.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa conceitual (30 minutos)

    Os alunos serão divididos em duplas ou trios e receberão uma folha de papel para criar um mapa conceitual sobre o tema. Eles devem escolher uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Compartilhe exemplos de como criar um mapa conceitual e oriente os alunos durante a atividade.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos mapas conceituais (20 minutos)

    Cada grupo apresentará seu mapa conceitual para a turma. Os alunos devem explicar sua ideia central e sub-ideias e como elas se relacionam com o tema da perspectiva.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo (20 minutos)

    Após as apresentações, a turma discutirá em grupo sobre as diferentes ideias apresentadas e como elas se relacionam com o tema da perspectiva. Incentive os alunos a fazerem perguntas e a compartilharem suas opiniões.

  5. Etapa 5 - Exercício prático (30 minutos)

    Os alunos serão convidados a criar uma cena utilizando a perspectiva. Eles podem escolher entre desenhar, pintar ou utilizar outras formas de expressão artística. Compartilhe exemplos de como utilizar a perspectiva em uma cena e oriente os alunos durante a atividade.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos trabalhos (20 minutos)

    Cada aluno apresentará sua cena para a turma e explicar como utilizaram a perspectiva em sua criação.

  7. Etapa 7 - Reflexão final (10 minutos)

    Conduza uma reflexão final sobre a aula, incentivando os alunos a compartilharem o que aprenderam e como podem aplicar o conhecimento adquirido em suas próprias criações artísticas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística;
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos;
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em criar mapas conceituais para aprofundar o conhecimento sobre um tema.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas;
  • Criação de um mapa conceitual claro e bem estruturado;
  • Utilização adequada da perspectiva na criação da cena.

Ações do professor

  • Explicar claramente o conceito de perspectiva;
  • Fornecer exemplos práticos e didáticos sobre o tema;
  • Orientar os alunos durante as atividades propostas;
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo;
  • Conduzir uma reflexão final sobre o aprendizado dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas;
  • Criar um mapa conceitual claro e bem estruturado;
  • Utilizar adequadamente a perspectiva na criação da cena;
  • Compartilhar suas opiniões e ideias durante as discussões em grupo;
  • Refletir sobre o aprendizado durante a aula.