Aula sobre Perspectiva
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
A perspectiva é uma técnica utilizada na arte para criar a ilusão de profundidade e tridimensionalidade em uma superfície bidimensional. Ela pode ser encontrada em diversas formas de arte, como pinturas, desenhos, fotografias e até mesmo em filmes e jogos eletrônicos. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a perspectiva e como aplicá-la em suas próprias criações utilizando a metodologia Design Sprint.
Etapa 1 - Entender (20 minutos)
Professor, apresente aos alunos o conceito de perspectiva, mostrando exemplos de obras de arte que utilizam essa técnica. Em seguida, explique a metodologia Design Sprint e como ela será aplicada na aula.Etapa 2 - Esboçar (30 minutos)
Os alunos irão criar esboços de ambientes que gostariam de ter na escola (sala de jogos; spa; ginásio etc), utilizando a perspectiva para criar a ilusão de profundidade em suas criações.Etapa 3 - Decidir (20 minutos)
Em grupos, os alunos irão discutir e decidir qual será o ambiente que gostariam de dar andamento, considerando as ideias de todos os membros do grupo.Etapa 4 - Prototipar (40 minutos)
Utilizando materiais disponíveis em sala de aula, os alunos irão criar a obra escolhida, aplicando a perspectiva em suas criações.Etapa 5 - Testar (30 minutos)
Os alunos irão apresentar suas produções para a turma, compartilhando como os conceitos foram aplicados.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística;
- Estimular a criatividade e a capacidade de trabalhar em grupo;
- Promover o aprendizado da técnica de perspectiva na arte.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades em grupo;
- Utilização correta da técnica de perspectiva nas criações dos alunos;
- Criatividade e originalidade na criação.
Ações do professor
- Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema;
- Orientar os alunos na aplicação da metodologia;
- Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades em grupo.
Ações do aluno
- Criar esboços de suas ideias;
- Discutir e decidir em grupo qual será o template de design sprint criado;
- Criar a obra escolhida, aplicando a técnica de perspectiva em suas criações.