Aula sobre Perspectiva

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A perspectiva é uma técnica utilizada na arte para criar a ilusão de profundidade e tridimensionalidade em uma superfície bidimensional. Ela pode ser encontrada em diversas formas de arte, como pinturas, desenhos, fotografias e até mesmo em filmes e jogos eletrônicos. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a perspectiva e como aplicá-la em suas próprias criações utilizando a metodologia Design Sprint.

  1. Etapa 1 - Entender (20 minutos)

    Professor, apresente aos alunos o conceito de perspectiva, mostrando exemplos de obras de arte que utilizam essa técnica. Em seguida, explique a metodologia Design Sprint e como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Esboçar (30 minutos)

    Os alunos irão criar esboços de ambientes que gostariam de ter na escola (sala de jogos; spa; ginásio etc), utilizando a perspectiva para criar a ilusão de profundidade em suas criações.

  3. Etapa 3 - Decidir (20 minutos)

    Em grupos, os alunos irão discutir e decidir qual será o ambiente que gostariam de dar andamento, considerando as ideias de todos os membros do grupo.

  4. Etapa 4 - Prototipar (40 minutos)

    Utilizando materiais disponíveis em sala de aula, os alunos irão criar a obra escolhida, aplicando a perspectiva em suas criações.

  5. Etapa 5 - Testar (30 minutos)

    Os alunos irão apresentar suas produções para a turma, compartilhando como os conceitos foram aplicados.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística;
  • Estimular a criatividade e a capacidade de trabalhar em grupo;
  • Promover o aprendizado da técnica de perspectiva na arte.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades em grupo;
  • Utilização correta da técnica de perspectiva nas criações dos alunos;
  • Criatividade e originalidade na criação.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema;
  • Orientar os alunos na aplicação da metodologia;
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades em grupo.

Ações do aluno

  • Criar esboços de suas ideias;
  • Discutir e decidir em grupo qual será o template de design sprint criado;
  • Criar a obra escolhida, aplicando a técnica de perspectiva em suas criações.