Aula sobre Perspectiva

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A perspectiva é uma técnica utilizada na arte para criar a ilusão de profundidade e tridimensionalidade em uma superfície bidimensional, como uma tela ou papel. Ela é encontrada em diversas formas de arte, desde a pintura até a arquitetura. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a perspectiva e como aplicá-la em seus próprios trabalhos artísticos. A metodologia utilizada será o Design Thinking, que incentiva a empatia e a experimentação para solucionar problemas.

  1. Etapa 1 - Introdução ao tema (10 minutos)

    Professor, apresente o tema da aula e explique o que é perspectiva. Você pode utilizar exemplos de obras de arte que utilizam a técnica para ilustrar o conceito.

  2. Etapa 2 - Experimentação (40 minutos)

    Os alunos irão experimentar diferentes técnicas de perspectiva, como a perspectiva linear e a perspectiva atmosférica, utilizando lápis e papel. Para isso, disponibilize exemplos e dicas para ajudá-los.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo (30 minutos)

    Os alunos irão discutir em grupo as técnicas que testaram e compartilhar suas experiências. Incentive a troca de ideias e sugestões.

  4. Etapa 4 - Aplicação em trabalhos artísticos (30 minutos)

    Os alunos irão aplicar as técnicas de perspectiva que aprenderam em seus próprios trabalhos artísticos. Disponibilize materiais como tintas, pincéis e papel para que eles possam criar suas obras.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos trabalhos (20 minutos)

    Os alunos irão apresentar seus trabalhos para a turma e discutir como aplicaram as técnicas de perspectiva em suas criações.

  6. Etapa 6 - Reflexão final (10 minutos)

    Professor, conduza uma reflexão final sobre a aula, incentivando os alunos a compartilharem suas impressões e aprendizados.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística;
  • Estimular a criatividade e a inovação dos alunos;
  • Incentivar a empatia e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Utilização adequada das técnicas de perspectiva;
  • Criatividade e originalidade na aplicação das técnicas em trabalhos artísticos;
  • Participação ativa nas discussões em grupo e na reflexão final.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e explicar os conceitos de forma clara e objetiva;
  • Fornecer exemplos e dicas para ajudar os alunos a experimentar as técnicas de perspectiva;
  • Incentivar a troca de ideias e sugestões entre os alunos durante as discussões em grupo.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de empatia sobre a perspectiva;
  • Experimentar diferentes técnicas de perspectiva utilizando lápis e papel;
  • Aplicar as técnicas de perspectiva em seus próprios trabalhos artísticos.