Aula sobre Perspectiva

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A perspectiva é uma técnica utilizada na arte para criar a ilusão de profundidade e tridimensionalidade em uma superfície bidimensional. Ela é encontrada em diversas formas de arte, desde pinturas até desenhos animados e videogames. Nesta aula, os alunos serão introduzidos à perspectiva e aprenderão como aplicá-la em seus próprios trabalhos artísticos. A metodologia ativa de gamificação será utilizada para tornar a aula mais envolvente e didática. Os alunos criarão um jogo de tabuleiro que abordará o tema da perspectiva e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução (10 minutos)

    Professor, introduza o tema da perspectiva e explique sua importância na arte. Apresente exemplos de obras de arte que utilizam a perspectiva e proponha uma discussão sobre como ela é aplicada em cada uma delas.

  2. Etapa 2 - Explicação dos subtópicos (20 minutos)

    Explique os subtópicos que serão abordados no jogo de tabuleiro, como ponto de fuga, linha do horizonte e profundidade. Compartilhe exemplos práticos e didáticos sobre cada um deles.

  3. Etapa 3 - Criação do jogo de tabuleiro (60 minutos)

    Os alunos serão divididos em grupos e terão que criar um jogo de tabuleiro que aborde o tema da perspectiva e seus subtópicos. Eles deverão criar um tabuleiro com 51 casas, um dado, pinos e cards de perguntas e ações.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos jogos (30 minutos)

    Cada grupo apresentará seu jogo para a turma. Os alunos jogarão os jogos criados pelos colegas e terão a oportunidade de aprender mais sobre a perspectiva.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo (20 minutos)

    Conduza uma discussão em grupo sobre a importância da perspectiva na arte e como ela pode ser aplicada em diferentes formas de expressão artística.

  6. Etapa 6 - Reflexão individual (10 minutos)

    Os alunos farão uma reflexão individual sobre o que aprenderam na aula e como podem aplicar a perspectiva em seus próprios trabalhos artísticos.

  7. Etapa 7 - Encerramento (10 minutos)

    Faça um breve resumo da aula e incentive os alunos a continuarem explorando o tema da perspectiva em seus próprios trabalhos artísticos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística;
  • Estimular a criatividade e o trabalho em grupo;
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em aplicar a perspectiva em seus próprios trabalhos artísticos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do jogo de tabuleiro;
  • Qualidade do jogo de tabuleiro criado;
  • Participação na discussão em grupo.

Ações do professor

  • Introduzir o tema da perspectiva e explicar sua importância na arte;
  • Explicar os subtópicos que serão abordados no jogo de tabuleiro;
  • Conduzir a discussão em grupo sobre a importância da perspectiva na arte.

Ações do aluno

  • Criar um jogo de tabuleiro que aborde o tema da perspectiva e seus subtópicos;
  • Participar ativamente da discussão em grupo;
  • Refletir sobre o que aprenderam na aula e como podem aplicar a perspectiva em seus próprios trabalhos artísticos.