Aula sobre Perspectiva
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução (10 min)
Professor, apresente o tema da aula e explique brevemente o que é perspectiva. Em seguida, compartilhe exemplos de obras de arte que utilizam essa técnica e como ela pode ser aplicada em diferentes contextos.Etapa 2 - Rotação por estações
Explique à turma o que é rotação por estações. Em seguida, organize-a em três grupos, orientando que cada um ocupe uma estação e, durante 30 minutos, realize a proposta de atividade. Quando o tempo finalizar, os grupos devem se direcionar para a estação seguinte.Estação 1 - Teoria (30 min)
Nessa estação, os alunos irão assistir a um vídeo ou ler um texto explicativo sobre os princípios básicos da perspectiva, como ponto de fuga, linha do horizonte e _vanishing points_. Em seguida, irão praticar desenhar objetos simples utilizando esses conceitos.
Estação 2 - Desenho (30 min)
Nessa estação, os alunos irão praticar desenhar objetos mais complexos utilizando a perspectiva. Compartilhe modelos de objetos e oriente que os alunos deverão desenhá-los utilizando os conceitos aprendidos na estação anterior.
Estação 3 - Colagem (30 min)
Nessa estação, os alunos irão criar uma colagem utilizando a perspectiva. Compartilhe imagens recortadas de objetos e os alunos deverão organizá-las em uma composição que utilize a técnica da perspectiva.
Etapa 3 - Conclusão (10 min)
Reúna a turma e peça que cada grupo apresente o que aprendeu em sua estação. Em seguida, resuma os principais conceitos da aula e peça que os alunos compartilhem suas criações.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística;
- Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos;
- Promover a interação e a colaboração entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Utilização correta dos princípios da perspectiva nas atividades propostas;
- Criatividade e originalidade nas criações dos alunos;
- Participação e colaboração nas atividades em grupo.
Ações do professor
- Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema;
- Fornecer feedbacks construtivos para os alunos;
- Estimular a participação e a colaboração dos alunos.
Ações do aluno
- Praticar a aplicação dos princípios da perspectiva em diferentes atividades;
- Colaborar com os colegas de grupo;
- Criar suas próprias composições utilizando a técnica da perspectiva.