Aula sobre Perspectiva

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A perspectiva é uma técnica utilizada na arte para criar a ilusão de profundidade e tridimensionalidade em uma superfície bidimensional. Ela é encontrada em diversas formas de arte, como pinturas, desenhos, fotografias e até mesmo em filmes e jogos. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre os princípios básicos da perspectiva e como aplicá-los em suas próprias criações. A metodologia utilizada será a Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em três grupos para realizar atividades diferentes relacionadas ao tema.

  1. Etapa 1 - Introdução (10 min)

    Professor, apresente o tema da aula e explique brevemente o que é perspectiva. Em seguida, compartilhe exemplos de obras de arte que utilizam essa técnica e como ela pode ser aplicada em diferentes contextos.

  2. Etapa 2 - Rotação por estações

    Explique à turma o que é rotação por estações. Em seguida, organize-a em três grupos, orientando que cada um ocupe uma estação e, durante 30 minutos, realize a proposta de atividade. Quando o tempo finalizar, os grupos devem se direcionar para a estação seguinte.

    Estação 1 - Teoria (30 min)

    Nessa estação, os alunos irão assistir a um vídeo ou ler um texto explicativo sobre os princípios básicos da perspectiva, como ponto de fuga, linha do horizonte e _vanishing points_. Em seguida, irão praticar desenhar objetos simples utilizando esses conceitos.

    Estação 2 - Desenho (30 min)

    Nessa estação, os alunos irão praticar desenhar objetos mais complexos utilizando a perspectiva. Compartilhe modelos de objetos e oriente que os alunos deverão desenhá-los utilizando os conceitos aprendidos na estação anterior.

    Estação 3 - Colagem (30 min)

    Nessa estação, os alunos irão criar uma colagem utilizando a perspectiva. Compartilhe imagens recortadas de objetos e os alunos deverão organizá-las em uma composição que utilize a técnica da perspectiva.


  3. Etapa 3 - Conclusão (10 min)

    Reúna a turma e peça que cada grupo apresente o que aprendeu em sua estação. Em seguida, resuma os principais conceitos da aula e peça que os alunos compartilhem suas criações.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística;
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos;
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Utilização correta dos princípios da perspectiva nas atividades propostas;
  • Criatividade e originalidade nas criações dos alunos;
  • Participação e colaboração nas atividades em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema;
  • Fornecer feedbacks construtivos para os alunos;
  • Estimular a participação e a colaboração dos alunos.

Ações do aluno

  • Praticar a aplicação dos princípios da perspectiva em diferentes atividades;
  • Colaborar com os colegas de grupo;
  • Criar suas próprias composições utilizando a técnica da perspectiva.