Aula sobre Perspectiva
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A perspectiva é um dos elementos fundamentais da arte visual. É a técnica utilizada para dar profundidade e tridimensionalidade a uma imagem bidimensional, criando a ilusão de espaço e distância. A perspectiva pode ser encontrada em diversas formas de arte, como pintura, desenho, fotografia e cinema. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a perspectiva e como ela pode ser usada para criar imagens mais realistas e envolventes. A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, na qual os alunos irão criar um mapa conceitual sobre o tema, desenvolvendo suas próprias ideias e conceitos.
Etapa 1 - Introdução (10 minutos)
Professor, apresente o tema da aula e explique a importância da perspectiva na arte visual. Compartilhe exemplos de imagens que utilizam a perspectiva para criar a ilusão de profundidade e distância.Etapa 2 - Preparação (20 minutos)
Os alunos terão acesso a materiais de pesquisa, como livros, sites e vídeos, para estudar mais sobre o tema. Eles deverão registrar suas descobertas em um caderno ou em um documento digital.Etapa 3 - Criação do mapa conceitual (40 minutos)
Os alunos irão criar um mapa conceitual sobre a perspectiva, com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Eles deverão utilizar as informações que encontraram na etapa anterior para criar o mapa.Etapa 4 - Discussão em grupo (20 minutos)
Os alunos irão se reunir em grupos para discutir seus mapas conceituais e compartilhar suas ideias e descobertas. Oriente a discussão e apoie em quaisquer dúvidas que possam surgir.Etapa 5 - Exemplos práticos (30 minutos)
Apresente exemplos práticos de como a perspectiva pode ser utilizada na arte visual, como em desenhos, pinturas e fotografias. Encoraje a turma a fazer perguntas e a compartilhar suas próprias ideias sobre o assunto.Etapa 6 - Criação de uma imagem com perspectiva (40 minutos)
Os alunos irão criar uma imagem utilizando a perspectiva, utilizando as técnicas aprendidas na aula. Eles poderão escolher o meio de expressão que preferirem, como desenho, pintura ou fotografia.Etapa 7 - Apresentação dos trabalhos (20 minutos)
Os alunos irão apresentar seus trabalhos para a turma, explicando como utilizaram a perspectiva para criar a ilusão de profundidade e distância.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística;
- Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos;
- Promover a autonomia e a independência dos alunos na construção de seus próprios conceitos e ideias;
- Desenvolver a capacidade dos alunos de trabalhar em grupo e colaborar com seus colegas;
- Estimular a curiosidade e o interesse dos alunos pelo tema da perspectiva na arte visual.
Critérios de avaliação
- Compreensão do conceito de perspectiva e sua aplicação na arte visual;
- Criatividade e originalidade na criação do mapa conceitual e da imagem com perspectiva;
- Clareza e organização na apresentação dos trabalhos;
- Participação ativa nas discussões em grupo e nas atividades em sala de aula;
- Uso adequado dos materiais e técnicas na criação da imagem com perspectiva.
Ações do professor
- Apresentar o tema da aula e explicar sua importância;
- Orientar os alunos na pesquisa e na criação do mapa conceitual;
- Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos;
- Promover a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo e nas atividades em sala de aula.
- Oferecer feedback construtivo sobre os trabalhos dos alunos.
Ações do aluno
- Pesquisar e estudar sobre o tema da aula;
- Criar um mapa conceitual sobre a perspectiva;
- Participar ativamente nas discussões em grupo e nas atividades em sala de aula;
- Criar uma imagem utilizando a perspectiva;
- Apresentar seus trabalhos para a turma.