Aula sobre Persuasao Em Textos Publicitarios

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


A atividade pretende trabalhar a habilidade dos alunos em identificar recursos de persuasão utilizados em textos publicitários e propaganda. Além disso, busca-se desenvolver também a capacidade de argumentação dos estudantes.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Contextualize o tema, destacando a importância da habilidade de persuadir na sociedade atual e a presença da persuasão em textos publicitários e propaganda. Serão apresentados exemplos de propagandas variadas. Você pode utilizar exemplos de propagandas de TV, outdoor, revistas e jornais. O objetivo é proporcionar aos alunos a experiência de identificar os recursos de persuasão utilizados nesses materiais.

  2. Etapa 2 - Identificação dos recursos de persuasão utilizados nos textos publicitários

    Apresente os recursos de persuasão mais comuns utilizados nos textos publicitários. Serão utilizados exemplos de propagandas em diversos formatos e mídias.

  3. Etapa 3 - Divisão dos grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.

  4. Etapa 4 - Definição dos problemas

    Os alunos devem escolher um problema a ser resolvido relacionado aos recursos de persuasão em textos publicitários e propaganda.

  5. Etapa 5 - Geração de alternativas

    Os grupos devem gerar alternativas para resolver o problema proposto. Apoie os alunos para usarem a criatividade nas escolhas das alternativas.

  6. Etapa 6 - Solução

    Os grupos devem escolher a melhor alternativa gerada para a resolução do problema.

  7. Etapa 7 - Apresentação

    Cada grupo deve apresentar a solução escolhida para o problema proposto em forma de diário de bordo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a capacidade de apresentação e argumentação.
  • Identificar o tema e contextualização sobre a importância da persuasão na sociedade atual.
  • Identificar os recursos de persuasão utilizados nos textos publicitários.
  • Desenvolver trabalho em equipe.
  • Estimular a criatividade e a busca por soluções.

Critérios de avaliação

  • Participar ativamente na apresentação do diário de bordo e na defesa da solução escolhida.
  • Participar ativamente na discussão do tema apresentado.
  • Identificar corretamente os recursos de persuasão utilizados nas propagandas apresentadas.
  • Trabalhar em grupo para a escolha dos problemas.
  • Trabalhar em grupo para a geração e escolha das alternativas.

Ações do professor

  • Apoiar a apresentação do diário de bordo.
  • Apresentar o tema e fazer a discussão inicial sobre o assunto com os alunos.
  • Apresentar os recursos de persuasão utilizados nos textos publicitários.
  • Dividir os alunos em grupos de 4 a 5 pessoas.
  • Apoiar na definição dos problemas.

Ações do aluno

  • Apresentar a solução escolhida em forma de diário de bordo e defender a solução escolhida.
  • Participar ativamente da discussão do tema apresentado.
  • Identificar os recursos de persuasão nas propagandas apresentadas.
  • Organizar e escolher os grupos.
  • Escolher o problema a ser resolvido.