Aula sobre Persuasao Em Textos Publicitarios
Metodologia ativa - Cultura Maker
Por que usar essa metodologia?
- A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
- A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
- Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.
Você sabia?
A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.
Os alunos estão constantemente expostos a esses tipos de textos em seu cotidiano, seja na televisão, na internet, nas ruas ou em revistas.
Nesta atividade, os alunos aprenderão a identificar os recursos de persuasão utilizados nesses textos, como escolha e jogo de palavras, uso de cores e imagens, tamanho de letras, entre outros.
A metodologia ativa Cultura Maker será aplicada, para que os alunos trabalhem em grupos e criem um diário de bordo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução, para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula apresentando exemplos de textos publicitários e propagandas, e discuta com os alunos a importância da persuasão nesses tipos de textos.Etapa 2 - Identificação dos recursos de persuasão
Os alunos, em grupos, receberão um conjunto de textos publicitários e propagandas para analisar e identificar os recursos de persuasão utilizados em cada um deles.Circule pela sala e auxilie os alunos.
Etapa 3 - Discussão em grupo
Cada grupo apresentará suas análises e discutirá em conjunto sobre os recursos de persuasão identificados.Etapa 4 - Criação do diário de bordo
Os alunos, em grupos, criarão um diário de bordo contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução, para desenvolver o tema e seus subtópicos.Oriente os alunos e os auxilie na criação do diário.
Etapa 5 - Apresentação dos diários de bordo
Cada grupo apresentará seu diário de bordo para a turma, explicando as escolhas feitas e os recursos de persuasão utilizados.Etapa 6 - Reflexão
Conduza uma reflexão sobre a atividade, discutindo com os alunos sobre o que aprenderam e como podem aplicar esse conhecimento em seu cotidiano.Etapa 7 - Encerramento
Encerre agradecendo a participação dos alunos e reforçando a importância da habilidade desenvolvida nesta atividade.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar recursos de persuasão utilizados em textos publicitários e propagandas.
- Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
- Desenvolver a criatividade e a capacidade de solucionar problemas.
Critérios de avaliação
- Identificação correta dos recursos de persuasão utilizados nos textos analisados.
- Coerência e clareza na criação do diário de bordo.
- Participação ativa e colaborativa no trabalho em grupo.
Ações do professor
- Apresentar exemplos de textos publicitários e propagandas.
- Orientar os alunos na criação do diário de bordo.
- Conduzir a reflexão sobre a atividade.
Ações do aluno
- Analisar os textos publicitários e propagandas em grupo.
- Criar o diário de bordo em conjunto.
- Apresentar o diário de bordo para a turma.