Aula sobre Persuasao Em Textos Publicitarios

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


Introduza o assunto de forma clara e objetiva, destacando a importância de saber identificar os recursos de persuasão nos textos publicitários e de propaganda. Apresente exemplos práticos e discuta em grupo os possíveis recursos utilizados para persuadir o público.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Inicie a aula com uma roda de conversa para os alunos exporem o que já sabem sobre o assunto, suas dúvidas e expectativas.

  2. Etapa 2 - Apresentação

    Faça uma apresentação no quadro ou em papel pardo, com exemplos concretos de textos publicitários e propaganda, destacando os recursos de persuasão utilizados em cada um deles. Os alunos serão orientados a fazerem anotações em seus modelos.

  3. Etapa 3 - Trabalho em grupo

    Divida a turma em grupos de 3 ou 4 alunos e distribua diferentes textos publicitários e de propaganda para eles analisarem. Cada grupo deve discutir e anotar os recursos de persuasão utilizados pelos textos em seus modelos.

  4. Etapa 4 - Plenária

    Após o trabalho em grupo, organize uma plenária para que cada grupo apresente ao restante da turma os textos analisados e os recursos de persuasão identificados.

  5. Etapa 5 - Pesquisa online

    Peça que a turma faça uma pesquisa em casa pela internet sobre as estratégias utilizadas pelos publicitários para tornar os textos mais atraentes e interessantes. Os alunos podem levar exemplos de publicidades famosas pela criatividade.

  6. Etapa 6 - Produção textual

    Proponha aos alunos que produzam um texto publicitário ou propaganda utilizando, no mínimo, dois recursos de persuasão identificados na atividade. Forneça um modelo estrutural para o desenvolvimento do texto.

  7. Etapa 7 - Revisão

    Com o texto finalizado, os alunos devem revisá-lo em duplas. Você pode fornecer um checklist com possíveis erros a serem corrigidos e orientações de como melhorar o uso dos recursos de persuasão.

  8. Etapa 8 - Check-out

    Finalize a aula com uma roda de conversa para os alunos compartilharem suas produções e também suas reflexões sobre o que aprenderam durante a atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar e compreender os recursos de persuasão utilizados em textos publicitários e de propaganda.
  • Produzir um texto publicitário ou propaganda com o uso adequado de recursos de persuasão.
  • Desenvolver o senso crítico e a capacidade de análise de textos publicitários e de propaganda.

Critérios de avaliação

  • Identificação adequada dos recursos de persuasão nos textos analisados.
  • Utilização de dois ou mais recursos de persuasão no texto produzido.
  • Clareza e coerência no desenvolvimento do texto.

Ações do professor

  • Organizar a aula de forma didática e dinâmica.
  • Fornecer exemplos práticos e esclarecer dúvidas.
  • Orientar a produção textual e a revisão dos textos.

Ações do aluno

  • Participar da roda de conversa no check-in e check-out.
  • Trabalhar em grupo na análise dos textos e produção textual.
  • Revisar o texto e corrigir possíveis erros.