Aula sobre Persuasao Em Textos Publicitarios
Metodologia ativa - Estudo de Caso
Por que usar essa metodologia?
- O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.
Você sabia?
O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.
O objetivo dessa etapa é apresentar aos estudantes exemplos de textos publicitários e fazer com que eles identifiquem os recursos de persuasão utilizados nas campanhas publicitárias. Você pode utilizar recursos como revistas, jornais e panfletos para exemplificar o tema.
Etapa 1 - Apresentação do estudo de caso
Apresente um estudo de caso de uma campanha publicitária, que pode ser retirada de um jornal ou uma revista que esteja disponível. Estimule a turma a identificar os recursos de persuasão utilizados no texto publicitário.Etapa 2 - Análise em grupo
Os alunos vão trabalhar em grupos para discutirem o estudo de caso apresentado. Eles devem identificar os recursos de persuasão utilizados no texto e sua finalidade. Você deve auxiliá-los na discussão e esclarecimento de dúvidas.Etapa 3 - Criando um infográfico
Cada grupo vai receber uma lacuna do infográfico para preencher. O infográfico será dividido em: Recursos de Persuasão, Finalidade e Exemplos. O grupo deve preencher sua lacuna de forma clara e objetiva.Etapa 4 - Plenária
Cada grupo apresenta para a turma o que foi discutido e preenchido no infográfico. O objetivo é que todos entendam como os recursos de persuasão são utilizados em textos publicitários.Etapa 5 - Discussão em grupo
Após as apresentações, será feita uma discussão em grupo para que os alunos possam tirar dúvidas e debater sobre o tema. Medie a discussão e dê feedbacks.Etapa 6 - Pesquisa em grupo
O professor irá propor uma pesquisa em grupo para que os alunos encontrem exemplos de textos publicitários e identifiquem os recursos de persuasão utilizados.Etapa 7 - Apresentação dos resultados
Os grupos apresentam suas pesquisas para a turma. Avalie o desempenho dos alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de identificar recursos de persuasão em textos publicitários.
- Incentivar o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
- Estimular a pesquisa e a criatividade dos estudantes.
Critérios de avaliação
- Identificação correta dos recursos de persuasão utilizados nos textos publicitários.
- Coerência e objetividade no preenchimento do infográfico.
- Participação ativa na discussão em grupo e na pesquisa.
Ações do professor
- Preparar o material analógico com exemplos de textos publicitários.
- Mediar a discussão em grupo e dar feedbacks.
- Avaliar o desempenho dos alunos.
Ações do aluno
- Identificar os recursos de persuasão nos textos publicitários.
- Trabalhar em grupo para preencher o infográfico.
- Pesquisar exemplos de textos publicitários para apresentar ao grupo.