Aula sobre Persuasao Em Textos Publicitarios

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


O objetivo dessa etapa é apresentar aos estudantes exemplos de textos publicitários e fazer com que eles identifiquem os recursos de persuasão utilizados nas campanhas publicitárias. Você pode utilizar recursos como revistas, jornais e panfletos para exemplificar o tema.

  1. Etapa 1 - Apresentação do estudo de caso

    Apresente um estudo de caso de uma campanha publicitária, que pode ser retirada de um jornal ou uma revista que esteja disponível. Estimule a turma a identificar os recursos de persuasão utilizados no texto publicitário.

  2. Etapa 2 - Análise em grupo

    Os alunos vão trabalhar em grupos para discutirem o estudo de caso apresentado. Eles devem identificar os recursos de persuasão utilizados no texto e sua finalidade. Você deve auxiliá-los na discussão e esclarecimento de dúvidas.

  3. Etapa 3 - Criando um infográfico

    Cada grupo vai receber uma lacuna do infográfico para preencher. O infográfico será dividido em: Recursos de Persuasão, Finalidade e Exemplos. O grupo deve preencher sua lacuna de forma clara e objetiva.

  4. Etapa 4 - Plenária

    Cada grupo apresenta para a turma o que foi discutido e preenchido no infográfico. O objetivo é que todos entendam como os recursos de persuasão são utilizados em textos publicitários.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, será feita uma discussão em grupo para que os alunos possam tirar dúvidas e debater sobre o tema. Medie a discussão e dê feedbacks.

  6. Etapa 6 - Pesquisa em grupo

    O professor irá propor uma pesquisa em grupo para que os alunos encontrem exemplos de textos publicitários e identifiquem os recursos de persuasão utilizados.

  7. Etapa 7 - Apresentação dos resultados

    Os grupos apresentam suas pesquisas para a turma. Avalie o desempenho dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar recursos de persuasão em textos publicitários.
  • Incentivar o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Estimular a pesquisa e a criatividade dos estudantes.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta dos recursos de persuasão utilizados nos textos publicitários.
  • Coerência e objetividade no preenchimento do infográfico.
  • Participação ativa na discussão em grupo e na pesquisa.

Ações do professor

  • Preparar o material analógico com exemplos de textos publicitários.
  • Mediar a discussão em grupo e dar feedbacks.
  • Avaliar o desempenho dos alunos.

Ações do aluno

  • Identificar os recursos de persuasão nos textos publicitários.
  • Trabalhar em grupo para preencher o infográfico.
  • Pesquisar exemplos de textos publicitários para apresentar ao grupo.