Aula sobre Persuasao Em Textos Publicitarios
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Contextualize o assunto a ser desenvolvido apresentando a definição de persuasão e seus recursos. Em seguida, fale sobre os textos publicitários, abordando sobre a linguagem e as técnicas utilizadas para persuadir o público-alvo.
Etapa 1 - Pré-aula
Envie para os alunos um vídeo, texto ou imagem sobre textos publicitários e sua persuasão. Os alunos devem assistir ou ler o material e listarem os recursos de persuasão identificados.Etapa 2 - Revisão conceitual
Faça uma revisão conceitual sobre o assunto, aprofundando nas técnicas de persuasão utilizadas em textos publicitários.Etapa 3 - Criação do mapa conceitual
Os grupos vão criar um mapa conceitual contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. O mapa deve apresentar os recursos de persuasão utilizados em textos publicitários.Etapa 4 - Discussão em grupo
Os alunos e reúnem em grupo para discutir os mapas conceituais criados e debater sobre os recursos de persuasão utilizados em textos publicitários.Etapa 5 - Apresentação dos mapas conceituais
Cada grupo vai apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando a ideia central e as sub-ideias, além dos recursos de persuasão utilizados.Etapa 6 - Exemplos práticos
Apresente exemplos práticos de textos publicitários que utilizam os recursos de persuasão estudados.Etapa 7 - Avaliação
Os alunos respondem a uma avaliação individual para verificar se compreenderam os conceitos estudados.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de identificar recursos de persuasão em textos publicitários.
- Aprender a criar mapas conceituais.
- Aprender a trabalhar em equipe.
- Desenvolver a habilidade de sintetizar informações.
- Desenvolver a habilidade de argumentação e debate.
Critérios de avaliação
- Clareza e organização do mapa conceitual.
- Identificação dos recursos de persuasão utilizados em textos publicitários.
- Participação na discussão em equipe.
- Clareza nas argumentações.
Ações do professor
- Enviar material pré-aula para os alunos.
- Esclarecer dúvidas dos alunos sobre o material.
- Organizar os grupos para criação dos mapas conceituais.
- Acompanhar o desenvolvimento do mapa conceitual pelos grupos.
- Esclarecer dúvidas dos alunos.
Ações do aluno
- Assistir ou ler o material pré-aula.
- Formar grupos para criação dos mapas conceituais.
- Criar o mapa conceitual.
- Identificar os recursos de persuasão utilizados em textos publicitários.
- Participar da discussão em grupo.