Aula sobre Pesquisa Em Enciclopedia

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Nesta atividade, os alunos serão envolvidos em uma abordagem ativa de aprendizagem, utilizando a metodologia design sprint, com o tema "pesquisa em enciclopédia". O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar em enciclopédias e buscar informações relevantes e confiáveis, ao mesmo tempo em que estimulam o pensamento crítico ao apresentar diferentes pontos de vista sobre um tema. Durante as etapas do design sprint, os alunos irão compreender o processo de pesquisa em enciclopédia, esboçar e decidir como estruturar uma enciclopédia virtual, prototipar e, por fim, testar o resultado final. Essa atividade permitirá que os alunos trabalhem em equipe, colaborem, analisem diferentes perspectivas e desenvolvam suas habilidades de pesquisa, seleção de informações e apresentação dos resultados.

  1. Etapa 1 - Entender

    Apresente o tema e discuta a importância de buscar informações relevantes e confiáveis. Os alunos realizam uma pesquisa prévia sobre o tema em enciclopédias e anotam no caderno as principais dificuldades encontradas.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos são divididos em grupos e recebem um tema específico relacionado à pesquisa em enciclopédia. Cada grupo deve criar um esboço de como seria a idealização de uma enciclopédia virtual, considerando a interface, a organização das informações e a facilidade de busca.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Os grupos apresentam seus esboços para a turma e promovem um debate sobre as diferentes abordagens. A turma, em conjunto, decide quais elementos são mais relevantes e devem ser incorporados na enciclopédia virtual ideal.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Com base nas decisões tomadas, cada grupo cria um protótipo da enciclopédia virtual, utilizando ferramentas como papel, cartolina ou, se possível, software de prototipagem. Os grupos devem considerar a usabilidade, a organização das informações e a apresentação visual do protótipo.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os protótipos são compartilhados entre os grupos, que têm a oportunidade de explorar e testar as enciclopédias virtuais criadas. Cada grupo apresenta seu protótipo e os demais fazem observações, sugestões e críticas construtivas. Os alunos refletem sobre a experiência de pesquisa e compartilham os desafios e aprendizados durante o processo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa em enciclopédias, estimulando os alunos a buscar informações relevantes e confiáveis;
  • Estimular o pensamento crítico ao apresentar diferentes pontos de vista sobre um tema;
  • Promover o trabalho em grupo, a colaboração e a troca de conhecimentos;
  • Desenvolver a capacidade de prototipar soluções e receber feedback para aprimorá-las;
  • Estimular a criatividade e o pensamento inovador ao projetar uma enciclopédia virtual.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas discussões e atividades em grupo;
  • Qualidade e relevância das informações pesquisadas nas enciclopédias;
  • Coerência e criatividade na elaboração dos esboços e protótipos da enciclopédia virtual;
  • Capacidade de trabalhar em equipe e colaborar com os colegas;
  • Capacidade de incorporar feedbacks e aprimorar o protótipo da enciclopédia.

Ações do professor

  • Apresentar e contextualizar o tema "pesquisa em enciclopédia";
  • Orientar os alunos durante a pesquisa prévia e fornecer recursos adicionais, se necessário;
  • Facilitar as discussões em grupo, promovendo a troca de ideias e o debate sobre diferentes pontos de vista;
  • Fornecer orientações e suporte na criação dos esboços e protótipos da enciclopédia virtual;
  • Avaliar e fornecer feedbacks construtivos sobre as atividades realizadas pelos alunos.

Ações do aluno

  • Realizar pesquisa prévia em enciclopédias sobre o tema proposto;
  • Participar ativamente das discussões e atividades em grupo;
  • Contribuir na elaboração dos esboços e protótipos da enciclopédia virtual;
  • Apresentar e compartilhar os resultados do trabalho em grupo com a turma;
  • Receber feedbacks dos colegas e do professor, e incorporar sugestões na melhoria do protótipo.