Aula sobre Pesquisa Em Enciclopedia
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
Nesta atividade, os alunos serão envolvidos em uma abordagem ativa de aprendizagem, utilizando a metodologia design sprint, com o tema "pesquisa em enciclopédia". O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar em enciclopédias e buscar informações relevantes e confiáveis, ao mesmo tempo em que estimulam o pensamento crítico ao apresentar diferentes pontos de vista sobre um tema. Durante as etapas do design sprint, os alunos irão compreender o processo de pesquisa em enciclopédia, esboçar e decidir como estruturar uma enciclopédia virtual, prototipar e, por fim, testar o resultado final. Essa atividade permitirá que os alunos trabalhem em equipe, colaborem, analisem diferentes perspectivas e desenvolvam suas habilidades de pesquisa, seleção de informações e apresentação dos resultados.
Etapa 1 - Entender
Apresente o tema e discuta a importância de buscar informações relevantes e confiáveis. Os alunos realizam uma pesquisa prévia sobre o tema em enciclopédias e anotam no caderno as principais dificuldades encontradas.Etapa 2 - Esboçar
Os alunos são divididos em grupos e recebem um tema específico relacionado à pesquisa em enciclopédia. Cada grupo deve criar um esboço de como seria a idealização de uma enciclopédia virtual, considerando a interface, a organização das informações e a facilidade de busca.Etapa 3 - Decidir
Os grupos apresentam seus esboços para a turma e promovem um debate sobre as diferentes abordagens. A turma, em conjunto, decide quais elementos são mais relevantes e devem ser incorporados na enciclopédia virtual ideal.Etapa 4 - Prototipar
Com base nas decisões tomadas, cada grupo cria um protótipo da enciclopédia virtual, utilizando ferramentas como papel, cartolina ou, se possível, software de prototipagem. Os grupos devem considerar a usabilidade, a organização das informações e a apresentação visual do protótipo.Etapa 5 - Testar
Os protótipos são compartilhados entre os grupos, que têm a oportunidade de explorar e testar as enciclopédias virtuais criadas. Cada grupo apresenta seu protótipo e os demais fazem observações, sugestões e críticas construtivas. Os alunos refletem sobre a experiência de pesquisa e compartilham os desafios e aprendizados durante o processo.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de pesquisa em enciclopédias, estimulando os alunos a buscar informações relevantes e confiáveis;
- Estimular o pensamento crítico ao apresentar diferentes pontos de vista sobre um tema;
- Promover o trabalho em grupo, a colaboração e a troca de conhecimentos;
- Desenvolver a capacidade de prototipar soluções e receber feedback para aprimorá-las;
- Estimular a criatividade e o pensamento inovador ao projetar uma enciclopédia virtual.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas discussões e atividades em grupo;
- Qualidade e relevância das informações pesquisadas nas enciclopédias;
- Coerência e criatividade na elaboração dos esboços e protótipos da enciclopédia virtual;
- Capacidade de trabalhar em equipe e colaborar com os colegas;
- Capacidade de incorporar feedbacks e aprimorar o protótipo da enciclopédia.
Ações do professor
- Apresentar e contextualizar o tema "pesquisa em enciclopédia";
- Orientar os alunos durante a pesquisa prévia e fornecer recursos adicionais, se necessário;
- Facilitar as discussões em grupo, promovendo a troca de ideias e o debate sobre diferentes pontos de vista;
- Fornecer orientações e suporte na criação dos esboços e protótipos da enciclopédia virtual;
- Avaliar e fornecer feedbacks construtivos sobre as atividades realizadas pelos alunos.
Ações do aluno
- Realizar pesquisa prévia em enciclopédias sobre o tema proposto;
- Participar ativamente das discussões e atividades em grupo;
- Contribuir na elaboração dos esboços e protótipos da enciclopédia virtual;
- Apresentar e compartilhar os resultados do trabalho em grupo com a turma;
- Receber feedbacks dos colegas e do professor, e incorporar sugestões na melhoria do protótipo.