Aula sobre Pesquisa Em Enciclopedia

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A pesquisa em enciclopédias é uma habilidade importante para os alunos, pois permite que eles aprofundem seus conhecimentos em diferentes áreas do saber. Nesta atividade, os alunos aprenderão a pesquisar em uma enciclopédia e criar verbetes com informações relevantes sobre um tema específico. Para tornar a atividade mais envolvente e didática, será utilizada a metodologia ativa design thinking, na qual os alunos criarão um mapa de empatia para entender melhor o público-alvo de seus verbetes. Isso permitirá que eles criem um conteúdo mais adequado e interessante para os leitores.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a atividade apresentando o tema e suas aplicações no cotidiano dos estudantes. Ressalte a importância do conhecimento prévio sobre o tema a ser pesquisado para auxiliar na busca e seleção de informações relevantes.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos trabalharão em grupos de até quatro pessoas para criar um mapa de empatia sobre o público-alvo de seus verbetes. Eles preencherão os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é entender melhor as necessidades e expectativas dos leitores para criar um conteúdo mais adequado e interessante.

  3. Etapa 3 - Pesquisa em enciclopédia

    Os alunos realizarão a pesquisa em enciclopédias conforme o tema escolhido e selecionarão as informações relevantes para a criação do verbete. Eles poderão trabalhar em duplas ou individualmente, segundo a preferência do professor.

  4. Etapa 4 - Criação do verbete

    Com base nas informações coletadas na etapa anterior e nas necessidades do público-alvo identificadas no mapa de empatia, os alunos criarão um verbete sobre o tema escolhido. Eles deverão utilizar vocabulário adequado e estruturar as informações de forma clara e objetiva.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos verbetes

    Os alunos apresentarão seus verbetes para a turma, utilizando recursos visuais, se possível, para enriquecer a apresentação. Incentive a troca de feedback entre os alunos para poderem aprimorar seus trabalhos.

  6. Etapa 6 - Reflexão sobre a atividade

    Conduza uma reflexão sobre a atividade e sobre a metodologia utilizada. Os alunos serão incentivados a compartilhar suas impressões e opiniões sobre o processo de criação do verbete e sobre a utilidade do mapa de empatia.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e seleção de informações relevantes em enciclopédias;
  • Desenvolver habilidades de escrita e organização de informações em um verbete;
  • Desenvolver habilidades de empatia e compreensão do público-alvo em um processo de criação de conteúdo.

Critérios de avaliação

  • Qualidade e relevância das informações selecionadas na pesquisa em enciclopédia;
  • Qualidade e clareza da escrita no verbete;
  • Adequação do conteúdo criado ao público-alvo identificado no mapa de empatia.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e sua aplicação no cotidiano dos estudantes;
  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia e na pesquisa em enciclopédia;
  • Incentivar a troca de feedback entre os alunos durante a apresentação dos verbetes.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo na criação do mapa de empatia;
  • Realizar a pesquisa em enciclopédia e selecionar as informações relevantes para a criação do verbete;
  • Criar um verbete adequado ao público-alvo identificado no mapa de empatia.