Aula sobre Pesquisa Em Enciclopedia

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A pesquisa em enciclopédias é uma habilidade que pode ser muito útil para os alunos do 6º ano do ensino fundamental. Em uma época em que a internet é uma fonte de informações cada vez mais presente em nosso cotidiano, é importante que os estudantes saibam como buscar informações confiáveis e relevantes para seus estudos. Nesta atividade, os alunos aprenderão a fazer pesquisas em enciclopédias e a divulgar seus resultados por meio de apresentações orais. Para tornar a aula mais dinâmica e participativa, utilizaremos a metodologia ativa modelo de debate crítico (MDC), na qual os alunos irão criar um modelo de júri para debater o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Apresentação da proposta

    Apresente a proposta de pesquisa em enciclopédias e explicar a metodologia que será utilizada na aula. Os alunos serão divididos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e público. Explique qual será o papel de cada grupo e como a metodologia MDC será aplicada.

    Exemplo prático: Você pode utilizar uma enciclopédia para exemplificar como buscar informações e como utilizar a fonte para construir um conhecimento.


  2. Etapa 2 - Escolha do tema

    Os grupos defensor e opositor irão escolher o tema que será debatido. O tema deve ser um assunto que possa ser encontrado em enciclopédias e que possua diferentes pontos de vista.

    Exemplo prático: Você pode sugerir temas como "A importância da preservação do meio ambiente" ou "A influência das redes sociais na vida dos jovens".


  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Cada grupo irá realizar a pesquisa em enciclopédias sobre o tema escolhido. Os alunos devem buscar informações relevantes e confiáveis para embasar seus argumentos.

    Exemplo prático: Caso seja possível, você pode orientar os alunos a utilizar enciclopédias on-line ou, se não for possível, buscar na biblioteca da escola.


  4. Etapa 4 - Preparação das argumentações

    Após a pesquisa, os grupos defensor e opositor irão se reunir para preparar suas argumentações. O grupo defensor irá defender o tema escolhido, enquanto o grupo opositor irá apresentar argumentos contrários.

    Exemplo prático: Você pode orientar os alunos a elaborar um roteiro com os principais pontos que serão abordados em seus argumentos.


  5. Etapa 5 - Debate

    O debate será realizado com a presença da banca julgadora e do público. Cada grupo terá um tempo determinado para apresentar seus argumentos e refutar os argumentos do grupo adversário. A banca julgadora irá avaliar os argumentos apresentados e decidir qual grupo teve melhor desempenho.

    Exemplo prático: Você pode estipular um tempo de 10 a 15 minutos para cada grupo apresentar seus argumentos.


  6. Etapa 6 - Considerações finais

    Após o debate, faça considerações finais sobre o tema e a metodologia utilizada na aula. Os alunos também poderão fazer suas considerações e tirar dúvidas sobre o assunto.

    Exemplo prático: Você pode destacar a importância de buscar informações confiáveis e relevantes para seus estudos e incentivar os alunos a continuar praticando a pesquisa em enciclopédias.


Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar em enciclopédias e buscar informações relevantes e confiáveis;
  • Estimular o pensamento crítico dos alunos ao apresentar diferentes pontos de vista sobre um tema;
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em apresentar argumentos de forma clara e coesa;
  • Incentivar a participação dos alunos em debates e discussões em grupo;
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em divulgar resultados de pesquisas por meio de apresentações orais.

Critérios de avaliação

  • Qualidade das pesquisas realizadas pelos grupos;
  • Coerência e clareza dos argumentos apresentados pelos grupos;
  • Capacidade de refutar os argumentos apresentados pelo grupo adversário;
  • Participação dos alunos na atividade;
  • Qualidade das considerações finais apresentadas pelos grupos.

Ações do professor

  • Apresentar a proposta da atividade e explicar a metodologia utilizada;
  • Orientar os grupos na escolha do tema a ser debatido;
  • Acompanhar a pesquisa realizada pelos grupos;
  • Auxiliar na preparação dos argumentos dos grupos;
  • Avaliar o desempenho dos grupos no debate.

Ações do aluno

  • Realizar as pesquisas em enciclopédias;
  • Preparar argumentos coerentes e claros;
  • Refutar os argumentos apresentados pelo grupo adversário;
  • Participar ativamente do debate;
  • Apresentar considerações finais sobre o tema debatido.