Aula sobre Pesquisa Em Enciclopedia
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
Etapa 1 - Apresentação da proposta
Apresente a proposta de pesquisa em enciclopédias e explicar a metodologia que será utilizada na aula. Os alunos serão divididos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e público. Explique qual será o papel de cada grupo e como a metodologia MDC será aplicada.Exemplo prático: Você pode utilizar uma enciclopédia para exemplificar como buscar informações e como utilizar a fonte para construir um conhecimento.
Etapa 2 - Escolha do tema
Os grupos defensor e opositor irão escolher o tema que será debatido. O tema deve ser um assunto que possa ser encontrado em enciclopédias e que possua diferentes pontos de vista.Exemplo prático: Você pode sugerir temas como "A importância da preservação do meio ambiente" ou "A influência das redes sociais na vida dos jovens".
Etapa 3 - Pesquisa
Cada grupo irá realizar a pesquisa em enciclopédias sobre o tema escolhido. Os alunos devem buscar informações relevantes e confiáveis para embasar seus argumentos.Exemplo prático: Caso seja possível, você pode orientar os alunos a utilizar enciclopédias on-line ou, se não for possível, buscar na biblioteca da escola.
Etapa 4 - Preparação das argumentações
Após a pesquisa, os grupos defensor e opositor irão se reunir para preparar suas argumentações. O grupo defensor irá defender o tema escolhido, enquanto o grupo opositor irá apresentar argumentos contrários.Exemplo prático: Você pode orientar os alunos a elaborar um roteiro com os principais pontos que serão abordados em seus argumentos.
Etapa 5 - Debate
O debate será realizado com a presença da banca julgadora e do público. Cada grupo terá um tempo determinado para apresentar seus argumentos e refutar os argumentos do grupo adversário. A banca julgadora irá avaliar os argumentos apresentados e decidir qual grupo teve melhor desempenho.Exemplo prático: Você pode estipular um tempo de 10 a 15 minutos para cada grupo apresentar seus argumentos.
Etapa 6 - Considerações finais
Após o debate, faça considerações finais sobre o tema e a metodologia utilizada na aula. Os alunos também poderão fazer suas considerações e tirar dúvidas sobre o assunto.Exemplo prático: Você pode destacar a importância de buscar informações confiáveis e relevantes para seus estudos e incentivar os alunos a continuar praticando a pesquisa em enciclopédias.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar em enciclopédias e buscar informações relevantes e confiáveis;
- Estimular o pensamento crítico dos alunos ao apresentar diferentes pontos de vista sobre um tema;
- Desenvolver a habilidade dos alunos em apresentar argumentos de forma clara e coesa;
- Incentivar a participação dos alunos em debates e discussões em grupo;
- Desenvolver a habilidade dos alunos em divulgar resultados de pesquisas por meio de apresentações orais.
Critérios de avaliação
- Qualidade das pesquisas realizadas pelos grupos;
- Coerência e clareza dos argumentos apresentados pelos grupos;
- Capacidade de refutar os argumentos apresentados pelo grupo adversário;
- Participação dos alunos na atividade;
- Qualidade das considerações finais apresentadas pelos grupos.
Ações do professor
- Apresentar a proposta da atividade e explicar a metodologia utilizada;
- Orientar os grupos na escolha do tema a ser debatido;
- Acompanhar a pesquisa realizada pelos grupos;
- Auxiliar na preparação dos argumentos dos grupos;
- Avaliar o desempenho dos grupos no debate.
Ações do aluno
- Realizar as pesquisas em enciclopédias;
- Preparar argumentos coerentes e claros;
- Refutar os argumentos apresentados pelo grupo adversário;
- Participar ativamente do debate;
- Apresentar considerações finais sobre o tema debatido.