Aula sobre Pesquisa Em Enciclopedia

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A pesquisa em enciclopédias é uma atividade comum em muitas disciplinas, incluindo Língua Portuguesa. Ela permite que os alunos aprendam a procurar informações em fontes confiáveis e a organizar essas informações de maneira clara e coerente. Nesta atividade, será trabalhada a metodologia da sala de aula invertida, na qual os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs - Que bom, "Que pena", "Que tal" - para avaliar a sua atividade. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em divulgar resultados de pesquisas por meio de apresentações orais, painéis, artigos de divulgação científica, verbetes de enciclopédia, podcasts científicos, etc.

  1. Etapa 1 - Pré-atividade

    Antes da atividade, proponha aos alunos a realização de uma atividade prévia para que eles se familiarizem com o uso desse recurso. Peça aos alunos para selecionarem um tópico de interesse e pesquisarem sobre ele em uma enciclopédia on-line ou física. Eles devem buscar informações relevantes, anotar os pontos-chave encontrados e refletir sobre a utilidade da enciclopédia como fonte de conhecimento.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Comece a atividade perguntando aos alunos o que eles sabem sobre enciclopédias. Em seguida, explique o que é uma enciclopédia e como ela pode ser usada para pesquisa. Os alunos poderão compartilhar suas pesquisas prévias, discutir as vantagens e desafios da pesquisa em enciclopédias e ampliar seus conhecimentos sobre o tema. Mostre exemplos de enciclopédias on-line e, se possível, projetá-las em uma tela para que os alunos possam ver.

  3. Etapa 3 - Preparação para a pesquisa

    Explique aos alunos que eles vão fazer uma pesquisa sobre um tópico específico em uma enciclopédia on-line. Peça a eles que escolham um tópico interessante e relevante para a sua idade ou série escolar e que anotem em seus cadernos. Em seguida, explique como usar uma enciclopédia online e dê alguns exemplos de palavras-chave que eles podem usar na pesquisa. Caso não seja possível utilizar a internet, disponibilize enciclopédias impressas aos alunos.

  4. Etapa 4 - Pesquisa

    Permita que os alunos pesquisem em suas enciclopédias on-line escolhidas sobre o tópico que escolheram. Ajude os alunos que tiverem dificuldades em realizar a pesquisa.

  5. Etapa 5 - Criação do template Dinâmica dos 3 Qs

    Passe o modelo de Dinâmica dos 3 Qs e peça que os alunos realizem a atividade a partir do seu trabalho de pesquisa. Nesta etapa, os alunos irão criar um template com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal".

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Peça aos alunos que apresentem seus resultados em pares, utilizando o template Dinâmica dos 3 Qs. Cada aluno deverá apresentar um trecho de sua pesquisa. Oriente a apresentação e garanta que todos os alunos participem.

  7. Etapa 7 - Discussão em grupo

    Depois que todas as duplas apresentarem, promova uma discussão em grupo sobre as informações apresentadas. Incentive os alunos a fazerem perguntas uns aos outros e a compartilhar o que aprenderam sobre o tópico. Faça a mediação a discussão e estimule a participação de todos.

  8. Etapa 8 - Reflexão

    Peça aos alunos que reflitam sobre o que aprenderam com a atividade e como poderiam melhorar a sua pesquisa e apresentação. Você deve incentivar os alunos a usar o template Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a sua própria atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa em enciclopédias online;
  • Aprender a organizar informações de maneira clara e coerente;
  • Aprender a divulgar resultados de pesquisas por meio de apresentações orais e modelos de Dinâmica dos 3 Qs.

Critérios de avaliação

  • Organização e clareza das informações pesquisadas;
  • Qualidade da apresentação oral e utilização do modelo de Dinâmica dos 3 Qs;
  • Participação na discussão em grupo e reflexão sobre a atividade.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na pesquisa em enciclopédias online;
  • Mediar a discussão em grupo e incentivar a participação de todos;
  • Estimular a reflexão sobre a atividade e a utilização do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do aluno

  • Escolher um tópico interessante e relevante para a sua idade ou série escolar;
  • Realizar a pesquisa em enciclopédias online e anotar as informações;
  • Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade;
  • Apresentar os resultados em pares, utilizando o modelo de Dinâmica dos 3 Qs;
  • Participar da discussão em grupo e refletir sobre a atividade.