Aula sobre Pesquisa Em Enciclopedia
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A pesquisa em enciclopédias é uma atividade comum em muitas disciplinas, incluindo Língua Portuguesa. Ela permite que os alunos aprendam a procurar informações em fontes confiáveis e a organizar essas informações de maneira clara e coerente. Nesta atividade, será trabalhada a metodologia da sala de aula invertida, na qual os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs - Que bom, "Que pena", "Que tal" - para avaliar a sua atividade. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em divulgar resultados de pesquisas por meio de apresentações orais, painéis, artigos de divulgação científica, verbetes de enciclopédia, podcasts científicos, etc.
Etapa 1 - Pré-atividade
Antes da atividade, proponha aos alunos a realização de uma atividade prévia para que eles se familiarizem com o uso desse recurso. Peça aos alunos para selecionarem um tópico de interesse e pesquisarem sobre ele em uma enciclopédia on-line ou física. Eles devem buscar informações relevantes, anotar os pontos-chave encontrados e refletir sobre a utilidade da enciclopédia como fonte de conhecimento.Etapa 2 - Introdução
Comece a atividade perguntando aos alunos o que eles sabem sobre enciclopédias. Em seguida, explique o que é uma enciclopédia e como ela pode ser usada para pesquisa. Os alunos poderão compartilhar suas pesquisas prévias, discutir as vantagens e desafios da pesquisa em enciclopédias e ampliar seus conhecimentos sobre o tema. Mostre exemplos de enciclopédias on-line e, se possível, projetá-las em uma tela para que os alunos possam ver.Etapa 3 - Preparação para a pesquisa
Explique aos alunos que eles vão fazer uma pesquisa sobre um tópico específico em uma enciclopédia on-line. Peça a eles que escolham um tópico interessante e relevante para a sua idade ou série escolar e que anotem em seus cadernos. Em seguida, explique como usar uma enciclopédia online e dê alguns exemplos de palavras-chave que eles podem usar na pesquisa. Caso não seja possível utilizar a internet, disponibilize enciclopédias impressas aos alunos.Etapa 4 - Pesquisa
Permita que os alunos pesquisem em suas enciclopédias on-line escolhidas sobre o tópico que escolheram. Ajude os alunos que tiverem dificuldades em realizar a pesquisa.Etapa 5 - Criação do template Dinâmica dos 3 Qs
Passe o modelo de Dinâmica dos 3 Qs e peça que os alunos realizem a atividade a partir do seu trabalho de pesquisa. Nesta etapa, os alunos irão criar um template com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal".Etapa 6 - Apresentação
Peça aos alunos que apresentem seus resultados em pares, utilizando o template Dinâmica dos 3 Qs. Cada aluno deverá apresentar um trecho de sua pesquisa. Oriente a apresentação e garanta que todos os alunos participem.Etapa 7 - Discussão em grupo
Depois que todas as duplas apresentarem, promova uma discussão em grupo sobre as informações apresentadas. Incentive os alunos a fazerem perguntas uns aos outros e a compartilhar o que aprenderam sobre o tópico. Faça a mediação a discussão e estimule a participação de todos.Etapa 8 - Reflexão
Peça aos alunos que reflitam sobre o que aprenderam com a atividade e como poderiam melhorar a sua pesquisa e apresentação. Você deve incentivar os alunos a usar o template Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a sua própria atividade.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de pesquisa em enciclopédias online;
- Aprender a organizar informações de maneira clara e coerente;
- Aprender a divulgar resultados de pesquisas por meio de apresentações orais e modelos de Dinâmica dos 3 Qs.
Critérios de avaliação
- Organização e clareza das informações pesquisadas;
- Qualidade da apresentação oral e utilização do modelo de Dinâmica dos 3 Qs;
- Participação na discussão em grupo e reflexão sobre a atividade.
Ações do professor
- Orientar os alunos na pesquisa em enciclopédias online;
- Mediar a discussão em grupo e incentivar a participação de todos;
- Estimular a reflexão sobre a atividade e a utilização do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
Ações do aluno
- Escolher um tópico interessante e relevante para a sua idade ou série escolar;
- Realizar a pesquisa em enciclopédias online e anotar as informações;
- Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade;
- Apresentar os resultados em pares, utilizando o modelo de Dinâmica dos 3 Qs;
- Participar da discussão em grupo e refletir sobre a atividade.