Aula sobre Pesquisas Amostrais E Pesquisas Censitarias

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A pesquisa é uma ferramenta importante para coletar informações e dados sobre um determinado assunto. Na Matemática, existem dois tipos de pesquisa: a amostral e a censitária. A pesquisa amostral é aquela em que se coleta informações de uma parte da população, enquanto a pesquisa censitária é aquela em que se coleta informações de toda a população. É importante que os alunos compreendam a diferença entre esses dois tipos de pesquisa e saibam selecionar a amostra de diferentes maneiras.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique a importância dos conceitos de pesquisas amostrais e pesquisas censitárias. Em seguida, explique a metodologia Design Sprint e como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Entender

    Aprofunde nos conceitos de pesquisa amostral e censitária, explicando as diferenças entre elas e como selecionar a amostra de diferentes maneiras. Para isso, utilize exemplos práticos e didáticos, como pesquisas de opinião ou de mercado.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Os alunos devem criar um esboço do modelo de design sprint, definindo as etapas que serão utilizadas na pesquisa amostral ou censitária. Estimule-os a pensar em perguntas que devem ser respondidas em cada etapa, como "Qual é o objetivo da pesquisa?" ou "Qual é a população-alvo?".

  4. Etapa 4 - Decidir

    Os alunos devem decidir qual será a amostra utilizada na pesquisa, levando em consideração as diferentes maneiras de selecioná-la. Oriente-os a pensar em critérios para a seleção da amostra, como idade, gênero ou região.

  5. Etapa 5 - Prototipar

    Os alunos devem criar um protótipo da pesquisa, definindo as perguntas que serão feitas aos participantes da amostra. Busque apoiá-los na construção de perguntas objetivas e claras, que possam ser facilmente compreendidas pelos participantes.

  6. Etapa 6 - Testar

    Os alunos devem testar o modelo de design sprint em uma pesquisa amostral ou censitária, coletando os dados e analisando os resultados. Peça para que eles organizem uma apresentação dos resultados de forma clara e objetiva, utilizando gráficos ou tabelas.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conduza uma discussão em grupo sobre o que foi aprendido na aula e como a metodologia Design Sprint pode ser aplicada em outras situações.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em selecionar a amostra de diferentes maneiras.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos na criação do modelo de design sprint.
  • Promover a aplicação prática dos conceitos de pesquisa amostral e censitária.

Critérios de avaliação

  • Compreensão dos conceitos de pesquisa amostral e censitária.
  • Qualidade do modelo de design sprint criado pelos alunos.
  • Efetividade da seleção da amostra e das perguntas feitas na pesquisa.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre pesquisa amostral e censitária.
  • Orientar os alunos na criação do modelo de design sprint.
  • Auxiliar os alunos na seleção da amostra e na definição das perguntas da pesquisa.

Ações do aluno

  • Compreender os conceitos de pesquisa amostral e censitária.
  • Criar um modelo de design sprint para aplicação em pesquisas.
  • Selecionar a amostra e definir as perguntas da pesquisa.
  • Participar ativamente das atividades e discussões.