Aula sobre Pesquisas Amostrais E Pesquisas Censitarias

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


As pesquisas amostrais e censitárias são importantes ferramentas para coletar informações sobre uma população. Elas são utilizadas em diversas áreas, como na política, na economia e na saúde. O objetivo aqui é aprender sobre as diferenças entre esses tipos de pesquisa e como selecionar uma amostra de forma adequada.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explique a diferença entre pesquisas amostrais e censitárias. Em seguida, mostre exemplos de pesquisas realizadas em diferentes áreas, como na política e na saúde. Peça aos alunos para compartilharem outros exemplos também.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos irão criar um mapa de empatia para entender melhor o público-alvo da pesquisa. Eles irão preencher os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é que os alunos possam se colocar no lugar do público-alvo e entender melhor suas necessidades e desejos.

  3. Etapa 3 - Seleção da amostra

    Com base no mapa de empatia, os alunos irão discutir e selecionar a melhor forma de selecionar a amostra para a pesquisa. Aproveite este momento para compartilhar com eles as diferentes maneiras de selecionar uma amostra, como a amostra casual simples, sistemática e estratificada.

  4. Etapa 4 - Realização da pesquisa

    Em grupos de 4 a 5 alunos, a turma irá realizar a pesquisa em sala de aula, utilizando a amostra selecionada na etapa anterior. Eles irão coletar dados e analisar os resultados. Circule entre os grupos e os apoie na realização da atividade.

  5. Etapa 5 - Discussão dos resultados

    Os alunos irão discutir os resultados da pesquisa, comparando-os com as hipóteses levantadas no mapa de empatia. Destaque a importância de analisar os resultados de forma crítica e como isso pode influenciar na tomada de decisões.

  6. Etapa 6 - Reflexão sobre a metodologia

    Os alunos irão refletir sobre a metodologia utilizada na aula e como ela pode ser aplicada em outras situações. Nesse momento, se possível, construa um mapa mental coletivo para registrar as reflexões.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula reforçando os principais conceitos aprendidos e incentivando os alunos a aplicarem o que aprenderam em situações reais.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em selecionar uma amostra de forma adequada para uma pesquisa.
  • Estimular a criatividade e a empatia dos alunos na criação do mapa de empatia.
  • Incentivar a análise crítica dos resultados da pesquisa.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na criação do mapa de empatia e na seleção da amostra.
  • Coleta e análise adequada dos dados da pesquisa.
  • Análise crítica dos resultados e comparação com as hipóteses levantadas no mapa de empatia.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Estimular a participação ativa dos alunos em todas as etapas da aula.
  • Fornecer feedbacks construtivos aos alunos durante a realização da pesquisa.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de empatia para entender melhor o público-alvo da pesquisa.
  • Selecionar uma amostra de forma adequada para a pesquisa.
  • Coletar e analisar os dados da pesquisa de forma crítica.