Aula sobre Pesquisas Amostrais E Pesquisas Censitarias

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


As pesquisas amostrais e censitárias são importantes ferramentas para coletar informações sobre uma população. Elas são utilizadas em diversas áreas, como na política, na economia e na saúde. Por exemplo, em uma eleição, é impossível entrevistar todos os eleitores, então é feita uma pesquisa amostral para saber a intenção de voto da população. O objetivo aqui é que os alunos aprendam sobre as diferenças entre as pesquisas amostrais e censitárias, bem como as diferentes maneiras de selecionar uma amostra.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Inicie a aula com um check-in, perguntando aos alunos o que eles já sabem sobre pesquisas amostrais e pesquisas censitárias e quais são as principais dificuldades que eles têm em relação ao assunto. O objetivo é identificar o conhecimento prévio dos alunos e entender quais são as principais dúvidas. Aproveite este momento para apresentar o modelo de registro de aprendizagem aos alunos, o qual deve conter os campos ‘Check-in’ e ‘Check-out’, além de espaço para anotações sobre o conteúdo. Incentive os alunos a registrarem suas dúvidas, aprendizados e reflexões ao longo da aula, a começar pelo que já sabem e gostariam de saber sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Inicie explicando o que são pesquisas amostrais e censitárias e como elas são importantes para coletar informações sobre uma população. Peça para fazerem anotações sobre o que estão aprendendo no registro de aprendizagem e aproveite para tirar as dúvidas deles. Em seguida, oriente os alunos para uma atividade em grupo (de 4 a 5 alunos) para identificar exemplos de pesquisas amostrais e censitárias no cotidiano.

  3. Etapa 3 - Vídeo

    Assista com os alunos um vídeo que explica as diferenças entre as pesquisas amostrais e censitárias. Em seguida, em seus respectivos grupos, peça para identificarem as principais diferenças entre os exemplos de pesquisas amostrais e censitárias do cotidiano, trabalhadas na atividade anterior.

  4. Etapa 4 - Seleção da amostra

    Explique as diferentes maneiras de selecionar uma amostra, como amostra casual simples, sistemática e estratificada. Ainda em grupos, e após sua explicação, peça que eles anotem no registro de aprendizagem quais são as vantagens e desvantagens de cada método apresentado.

  5. Etapa 5 - Aplicação prática

    Peça para cada aluno criar um questionário para uma pesquisa amostral sobre um tema de interesse dele. Em seguida, oriente o aluno a selecionar uma amostra para aplicar o questionário.

  6. Etapa 6 - Discussão e conclusão

    Oriente os alunos a discutirem os resultados da pesquisa e a fazerem uma conclusão sobre a importância das pesquisas amostrais e censitárias.

  7. Etapa 7 - Check-out

    Reserve este momento final para os alunos fazerem o Check-out em seus modelos de registro de aprendizagem, registrando o que aprenderam na aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em selecionar razões que justificam a realização de pesquisas amostrais e não censitárias.
  • Estimular a criatividade dos alunos na criação de questionários para pesquisas amostrais.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e discutir ideias.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta das diferenças entre pesquisas amostrais e censitárias.
  • Seleção adequada da amostra para a pesquisa.
  • Criação de um questionário adequado para a pesquisa.
  • Aplicação correta do questionário na amostra selecionada.
  • Participação ativa nas atividades em grupo e no registro do modelo de aprendizagem.

Ações do professor

  • Explicar claramente as diferenças entre pesquisas amostrais e censitárias.
  • Orientar os alunos na seleção da amostra e criação do questionário.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades em grupo.
  • Fornecer o modelo de registro de aprendizagem, além de feedbacks construtivos sobre o desempenho dos alunos.
  • Estimular a reflexão dos alunos sobre a importância das pesquisas amostrais e censitárias.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo e dos registros no modelo de registro de aprendizagem.
  • Identificar exemplos práticos de pesquisas amostrais e censitárias.
  • Selecionar adequadamente a amostra para a pesquisa.
  • Criar um questionário adequado para a pesquisa.
  • Aplicar corretamente o questionário na amostra selecionada.