Aula sobre Pesquisas Amostrais E Pesquisas Censitarias

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


As pesquisas amostrais e censitárias são importantes ferramentas para coletar informações sobre uma população. Elas são utilizadas em diversas áreas, como na política, na economia e na saúde. Por exemplo, em uma eleição, é impossível entrevistar todos os eleitores do país, então é feita uma pesquisa amostral para tentar prever o resultado. O objetivo aqui é que os alunos aprendam sobre as diferenças entre as pesquisas amostrais e censitárias, bem como as diferentes maneiras de selecionar uma amostra. A metodologia utilizada será a gamificação, em que os alunos criarão um jogo para ensinar sobre o tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a atividade explicando o que são pesquisas amostrais e censitárias e como elas são importantes para coletar informações sobre uma população. Pergunte aos alunos se eles já participaram de algum censo ou se já fizeram algum. Explore as respostas e a participação deles. Em seguida, apresente a metodologia da gamificação e explique que vão criar um jogo para ensinar sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos de pesquisas amostrais e censitárias, como uma pesquisa de opinião sobre um produto ou uma pesquisa de saúde pública. Busque trazer exemplos que sejam do interesse dos alunos. Se possível, traga notícias, imagens, vídeos, enfim, elementos que possam estimular ainda mais o interesse dos alunos no assunto. Permita que eles façam perguntas e tirem dúvidas sobre os exemplos.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa de registro

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos, com níveis de conhecimento distintos. Compartilhe com os grupos um modelo de mapa de registro para criar o jogo. Peça para eles preencherem os campos com: nome e objetivo do jogo, desafios, níveis e esquema de recompensas, informações para o usuário final e os motivos pelos quais o jogo será engajador e, portanto, um sucesso. Circule pela sala para ajudar os grupos na elaboração do mapa.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo apresentará seu jogo para a turma. Avalie se o jogo está conforme os critérios estabelecidos e se é engajador e didático. Peça aos grupos que testem os jogos de outros grupos e anotem sugestões de melhorias para compartilharem com eles.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, discuta em grupo sobre as diferenças entre as pesquisas amostrais e censitárias e as diferentes maneiras de selecionar uma amostra. Estimule a participação dos grupos e peça para eles compartilharem suas percepções a partir do que aprenderam durante a elaboração do jogo.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a importância das pesquisas amostrais e censitárias e como elas podem ser aplicadas no cotidiano dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar as diferenças entre pesquisas amostrais e censitárias e também de selecionar uma amostra.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em grupo dos alunos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em criar jogos didáticos.

Critérios de avaliação

  • Apresentar o jogo conforme os critérios estabelecidos no mapa de registro.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Demonstrar compreensão sobre as diferenças entre as pesquisas amostrais e censitárias e as diferentes maneiras de selecionar uma amostra.

Ações do professor

  • Explicar o que são pesquisas amostrais e censitárias e como elas são importantes.
  • Apresentar exemplos práticos de pesquisas amostrais e censitárias.
  • Ajudar os grupos na criação dos jogos.
  • Avaliar os jogos criados pelos alunos.
  • Concluir a aula fazendo um resumo sobre a importância das pesquisas amostrais e censitárias.

Ações do aluno

  • Criar um jogo didático sobre pesquisas amostrais e censitárias.
  • Trabalhar em grupo para criar o jogo e apresentá-lo para a turma.
  • Participar da discussão em grupo sobre as diferenças entre as pesquisas amostrais e censitárias e as diferentes maneiras de selecionar uma amostra.
  • Elaborar o mapa de registro do jogo.
  • Demonstrar compreensão sobre o tema.