Aula sobre Pesquisas Amostrais E Pesquisas Censitarias

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


As pesquisas amostrais e censitárias são importantes ferramentas para coletar informações sobre uma população. Elas são utilizadas em diversas áreas, como na política, na economia e na saúde. Por exemplo, em uma eleição, é impossível entrevistar todos os eleitores do país, então é feita uma pesquisa amostral para tentar prever o resultado. O objetivo aqui é aprender sobre as diferenças entre as pesquisas amostrais e censitárias, como selecionar uma amostra e quais são as razões para escolher uma pesquisa amostral em vez de uma pesquisa censitária.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando o que são pesquisas amostrais e censitárias e como elas são utilizadas na prática. Em seguida, apresente os objetivos da aula e como ela será desenvolvida.

  2. Etapa 2 - Rotação por estações

    Divida a turma em grupos de no máximo 4 a 5 alunos e peça para que cada grupo vá para uma estação. Em cada estação, os alunos irão realizar uma atividade diferente sobre pesquisas amostrais e censitárias. Importante que cada grupo passe por todas as estações. As atividades podem ser:

    Estação 1 - Seleção da amostra

    Nesta estação, os alunos devem aprender sobre as diferentes maneiras de selecionar uma amostra, como amostra casual simples, sistemática e estratificada. Forneça exemplos práticos e didáticos para que os alunos possam entender melhor os diferentes tipos e suas características.

    Estação 2 - Razões para escolher uma pesquisa amostral

    Nesta estação, os alunos devem aprender sobre as diferentes razões para escolher uma pesquisa amostral em vez de uma pesquisa censitária. Busque apresentar exemplos contextualizados e que conversem com a realidade dos alunos. Se possível trabalhe com vídeos nesta estação.

    Estação 3 - Diferenças entre pesquisas amostrais e censitárias

    Nesta estação, os alunos devem aprender sobre as diferenças entre as pesquisas amostrais e censitárias. Compartilhe um texto para leitura que evidencie estas diferenças e peça para os alunos realizarem a atividade que consiste em categorizar em pesquisas amostrais e censitárias os diferentes exemplos, retirados de notícias e jornais, selecionados por você.


  3. Etapa 3 - Discussão

    Os grupos irão se reunir e apresentar as atividades realizadas nas estações. Medie a discussão e esclareça possíveis dúvidas.

  4. Etapa 4 - Dinâmica dos 3 Qs

    Explique a dinâmica dos 3 Qs aos alunos e peça para que cada grupo escreva o que achou bom, o que achou que poderia ser melhor e o que não gostou durante as estações e atividades. A dinâmica dos 3 Qs deve ser utilizada como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre as atividades desenvolvidas.

  5. Etapa 5 - Aplicação

    Os alunos irão, individualmente, aplicar o que aprenderam em uma atividade prática, que deve começar em sala de aula e ser finalizada em casa. Peça aos alunos para realizarem uma pesquisa amostral sobre um tema de interesse deles que deverá ser apresentada para a turma na próxima aula. Ressalte que eles precisam justificar porque aquela pesquisa é amostral e não censitária, com base no que aprenderam em aula sobre o assunto.

  6. Etapa 6 - Socialização

    Após a atividade prática, os alunos devem se reunir em um círculo para discutir o que aprenderam durante a atividade e compartilharem seus registros da Dinâmica dos 3 Qs. Incentive a participação de todos os alunos e faça perguntas para verificar o entendimento do assunto.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma breve revisão dos conceitos aprendidos e como eles podem ser aplicados na realidade. Por fim, retome os objetivos da aula, mostrando se eles foram atingidos ou não.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em selecionar razões para a realização de pesquisas amostrais e não censitárias.
  • Estimular a criatividade e a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Proporcionar uma aprendizagem significativa e contextualizada.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Compreensão dos conceitos apresentados.
  • Capacidade de aplicar os conceitos aprendidos em situações práticas.
  • Preenchimento adequado do modelo da Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do professor

  • Explicar de forma clara e objetiva os conceitos apresentados.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Circular pela sala para auxiliar e tirar dúvidas.
  • Preparar os materiais e atividades para a aula.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Colaborar com os colegas de grupo.
  • Aplicar os conceitos aprendidos em situações práticas.
  • Preencher adequadamente o modelo da Dinâmica dos 3 Qs.