Aula sobre Pesquisas Amostrais E Pesquisas Censitarias

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A pesquisa é uma ferramenta importante para coletar informações e dados sobre um determinado assunto. Existem dois tipos de pesquisa: a amostral e a censitária. A pesquisa amostral é aquela que coleta informações de uma parte da população, enquanto a pesquisa censitária coleta informações de toda a população. O objetivo aqui é aprender sobre as razões que justificam a realização de pesquisas amostrais e não censitárias, e como selecionar a amostra de diferentes maneiras.

  1. Etapa 1 - Preparação

    Compartilhe previamente com os alunos o link de uma videoaula sobre o tema, que pode ser encontrada em plataformas digitais como o YouTube ou Vimeo. Para esta atividade que é uma preparação para a aula, oriente os alunos a registrarem os pontos principais observados na videoaula, como também, suas dúvidas.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Apresente o tema e explique a diferença entre pesquisa amostral e censitária. Em seguida, contextualize o tema com exemplos práticos e didáticos, como pesquisas de opinião pública e pesquisas de mercado. Nessa introdução, aproveite para trazer exemplos que se aproximem da realidade dos alunos como, por exemplo, o censo realizado pelo IBGE, as pesquisas de eleição e outras que achar pertinente.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos para discutir sobre o tema e responder algumas perguntas relacionadas ao vídeo que assistiram em casa. O objetivo é que os alunos possam compartilhar suas ideias e opiniões sobre o assunto. Busque sanar as dúvidas dos alunos referentes ao conteúdo do vídeo.

  4. Etapa 4 - Seleção da amostra

    Apresente as diferentes maneiras de selecionar a amostra, como amostra casual simples, sistemática e estratificada. Após a explicação, proponha uma atividade prática para que os alunos, em seus respectivos grupos, aprendam a selecionar diferentes amostras. Acompanhe a atividade e tire as dúvidas deles.

  5. Etapa 5 - Criação do modelo da Dinâmica dos 3 Qs

    Oriente os grupos a criarem um modelo da Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, Que pena, Que tal, que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação dos grupos em relação à atividade e tema da aula.

  6. Etapa 6 - Apresentação do modelo da Dinâmica dos 3 Qs

    Cada grupo deverá apresentar seu modelo para a turma e explicar como ele pode ser utilizado para avaliar a atividade. Estimule todos os membros do grupo a participar.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema e reforce os principais pontos abordados na aula, destacando a importância das pesquisas amostrais em nosso dia a dia.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em realizar pesquisas amostrais a partir da seleção de diferentes tipos de amostras.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas na aula.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e compartilhar ideias e opiniões.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na aula.
  • Qualidade das respostas apresentadas pelos alunos na Dinâmica dos 3 Qs.
  • Compreensão dos alunos sobre o tema abordado na aula e seleção adequada das amostras.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizá-lo com exemplos práticos e didáticos.
  • Indicar a videoaula para os alunos assistirem em casa.
  • Realizar atividades práticas para que os alunos possam entender melhor o tema.

Ações do aluno

  • Assistir a videoaula em casa.
  • Participar ativamente da discussão em grupo e das atividades propostas.
  • Criar um modelo da Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.