Aula sobre Petroleo
Metodologia ativa - Cultura Maker
Por que usar essa metodologia?
- A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
- A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
- Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.
Você sabia?
A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.
O petróleo é um recurso natural que tem grande importância na economia mundial e é a principal fonte de energia não renovável. Ele é utilizado para a produção de combustíveis, plásticos, asfalto, entre outros produtos. Porém, a extração, transporte e uso do petróleo também geram impactos ambientais significativos, como poluição do ar e da água, efeitos na fauna e flora, além de contribuir para as mudanças climáticas. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Cultura Maker para que os alunos criem um fanzine sobre o tema, explorando seus principais aspectos e desafios.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula fazendo uma breve introdução sobre o tema, destacando sua importância e os principais desafios relacionados ao petróleo. É importante ressaltar a ampla utilização e dependência que possuímos desse tipo de combustível. Além disso, instigue os alunos a refletirem sobre os possíveis impactos negativos que pode causa ao ambiente.Etapa 2 - Organização
Divida a turma em grupos de até quatro pessoas. Em seguida, explique a proposta da atividade e faça as orientações para criação de um fanzine.Etapa 3 - Pesquisa e seleção de informações
Os alunos devem realizar uma pesquisa sobre o petróleo, buscando informações sobre sua origem, extração, transporte, uso, impactos ambientais, entre outros aspectos. Eles selecionam as informações mais relevantes para incluir no fanzine.Etapa 4 - Organização e distribuição de informações
Os alunos devem organizar as informações coletadas de forma criativa, escolhendo imagens, gráficos e ilustrações para complementar as informações.Etapa 5 - Apresentação dos fanzines
Cada grupo apresenta seu fanzine para a turma, explicando as informações e o processo de criação.Etapa 6 - Discussão
No final da aula, conduza uma discussão sobre o que os alunos aprenderam e quais os principais desafios relacionados ao petróleo, destacando possíveis soluções para minimizar seus impactos socioambientais.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de pesquisa e seleção de informações relevantes sobre o tema.
- Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
- Incentivar a cooperação e o trabalho em grupo.
- Promover a discussão crítica sobre os desafios socioambientais relacionados ao petróleo.
- Desenvolver a habilidade de comunicação e apresentação oral.
Critérios de avaliação
- Relevância e qualidade das informações apresentadas no fanzine.
- Coerência e clareza na organização e distribuição das informações.
- Participação e colaboração do grupo na criação e apresentação do fanzine.
- Qualidade da apresentação oral e capacidade de argumentação sobre o tema.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
- Orientar os alunos na criação do fanzine, esclarecendo dúvidas e fornecendo feedbacks.
- Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
- Promover a cooperação e a participação ativa dos alunos na atividade.
- Incentivar a discussão crítica sobre o tema e a busca por soluções para minimizar seus impactos socioambientais.
Ações do aluno
- Realizar pesquisa sobre o tema do petróleo.
- Selecionar informações relevantes e organizá-las de forma criativa no fanzine.
- Trabalhar em grupo, cooperando e colaborando na criação do fanzine.
- Apresentar o fanzine para a turma, explicando as informações e o processo de criação.
- Participar da discussão sobre o tema e os desafios socioambientais relacionados ao petróleo.