Aula sobre Petroleo

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


O petróleo é uma das fontes de energia mais utilizadas no mundo, sendo responsável por grande parte da produção de energia elétrica, combustível para veículos e geração de calor. No entanto, a exploração e o uso do petróleo podem causar impactos socioambientais significativos, como poluição do ar, água e solo, além de contribuir para as mudanças climáticas. Nesta aula, os alunos serão convidados a discutir o uso do petróleo ao longo do tempo, avaliar os avanços, questões econômicas e problemas socioambientais causados pela sua produção e uso.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e os objetivos da aula, contextualizando-o com exemplos reais do cotidiano dos alunos, como o uso de combustíveis fósseis em veículos, indústrias e geração de energia elétrica.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos deverão criar um mapa de empatia, dividido em seis campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Os alunos deverão preencher cada campo com informações relacionadas aos acidente causados pelo vazamento de petróleo, como as opiniões e sentimentos das pessoas em relação ao tema, o que elas escutam sobre o assunto, o que falam e fazem em relação ao petróleo, o que veem em relação ao uso do petróleo, as dores e os ganhos que o uso do petróleo traz para a sociedade.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos deverão se dividir em grupos e discutir as informações contidas no mapa de empatia. O objetivo é identificar as principais questões relacionadas ao uso do petróleo e suas implicações socioambientais.

  4. Etapa 4 - Identificação de soluções

    Com base nas discussões em grupo, os alunos deverão identificar possíveis soluções para os problemas relacionados ao uso do petróleo. Eles deverão pensar em alternativas para reduzir o consumo de petróleo, como o uso de fontes de energia renovável, a adoção de práticas mais sustentáveis na indústria e no transporte, e a conscientização da população sobre os impactos do uso do petróleo.

  5. Etapa 5 - Apresentação das soluções

    Cada grupo deverá apresentar suas soluções para a turma. Incentive a participação de todos e estimular o debate sobre as soluções apresentadas.

  6. Etapa 6 - Fechamento

    Faça uma síntese das soluções apresentadas pelos alunos e reforçar a importância de discutir e buscar alternativas para o uso do petróleo. Além disso, deverá ressaltar a importância de se pensar em práticas mais sustentáveis e conscientes em relação ao meio ambiente.

  7. Etapa 7 - Para casa

    Deixe os alunos com uma pergunta para responder em casa: “Se o petróleo causa tantos impactos ambientais, ainda assim por que é usado?” e/ou “Quais os principais candidatos a substituir o petróleo?”.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em discutir o uso de diferentes tipos de combustível e máquinas térmicas ao longo do tempo.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos na busca de soluções para os problemas socioambientais causados pelo uso do petróleo.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo e nas apresentações das soluções.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas discussões em grupo e nas apresentações das soluções.
  • Capacidade de identificar e discutir as principais questões relacionadas ao uso do petróleo.
  • Criatividade e originalidade na busca de soluções para os problemas socioambientais causados pelo uso do petróleo.
  • Coerência e consistência das soluções apresentadas em relação aos objetivos da aula.
  • Clareza e objetividade na apresentação das soluções.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e os objetivos da aula de forma clara e objetiva.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo e nas apresentações das soluções.
  • Fazer perguntas instigantes e provocativas para estimular o pensamento crítico dos alunos.
  • Fazer uma síntese das soluções apresentadas pelos alunos e reforçar a importância de se pensar em práticas mais sustentáveis e conscientes em relação ao meio ambiente.
  • Avaliar os alunos de acordo com os critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo e nas apresentações das soluções.
  • Identificar e discutir as principais questões relacionadas ao uso do petróleo.
  • Propor soluções criativas e originais para os problemas socioambientais causados pelo uso do petróleo.
  • Apresentar as soluções de forma clara e objetiva.
  • Avaliar as soluções apresentadas pelos colegas de acordo com os critérios estabelecidos.