Aula sobre Petroleo

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O petróleo é uma fonte de energia muito utilizada em todo o mundo. Ele é responsável por mover carros, aviões, navios e muitas outras máquinas que utilizamos no nosso dia a dia. Porém, a extração, produção e uso do petróleo podem causar impactos ambientais negativos, como a poluição do ar e da água, além de gerar problemas socioeconômicos.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a aula explicando o que é o petróleo, como ele é utilizado e quais os impactos que ele pode causar. Em seguida, deve apresentar o Modelo de Debate Crítico (MDC) e explicar como ele será utilizado na aula.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Os alunos devem ser divididos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo observador. Explique o papel de cada grupo e como eles vão trabalhar juntos.

    A situação é uma simulação da extração de petróleo na foz do Rio Amazonas.

    O grupo defensor é composto por políticos e interessados nos royalties do petróleo, enquanto o opositor por ambientalistas que querem barra essa exploração devido aos impactos ambientais.

    A banca julgadora deverá pesquisar sobre o tema para ter poder crítico e o grupo observador fará anotações durante o debate que auxiliem a banca julgadora.


  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Cada grupo deve realizar uma pesquisa sobre o tema, buscando informações que sustentem seus argumentos. Forneça algumas fontes de pesquisa para os alunos, como artigos, vídeos ou reportagens.

  4. Etapa 4 - Preparação dos argumentos

    Com base nas informações pesquisadas, os grupos defensor e opositor devem preparar seus argumentos para o debate. A banca julgadora deve preparar as perguntas que fará aos grupos.

  5. Etapa 5 - Debate

    O debate deve ser conduzido pelos grupos defensor e opositor, com a mediação da banca julgadora. Os observadores devem acompanhar o debate e anotar as informações mais relevantes.

  6. Etapa 6 - Conclusões

    Após o debate, os grupos devem apresentar suas conclusões sobre o tema. Estimule a reflexão dos alunos sobre os impactos do uso do petróleo e incentivar a busca por soluções mais sustentáveis.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie a participação dos alunos no debate e a qualidade dos argumentos apresentados pelos grupos. Lembre também que o mundo está em uma transição de sua matriz energética.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em discutir um tema de forma crítica e argumentativa.
  • Estimular a pesquisa e a busca por informações relevantes.
  • Incentivar a reflexão sobre os impactos do uso do petróleo e a busca por soluções mais sustentáveis.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa no debate.
  • Qualidade dos argumentos apresentados pelos grupos.
  • Capacidade de reflexão e busca por soluções sustentáveis.

Ações do professor

  • Explicar o tema e a metodologia utilizada na aula.
  • Dividir os alunos em grupos e explicar o papel de cada um.
  • Estimular a pesquisa e a busca por informações relevantes.
  • Mediar o debate e incentivar a reflexão sobre o tema.
  • Avaliar a participação dos alunos e a qualidade dos argumentos apresentados pelos grupos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o tema.
  • Preparar argumentos para o debate.
  • Participar ativamente do debate.
  • Refletir sobre os impactos do uso do petróleo e buscar soluções mais sustentáveis.
  • Apresentar conclusões sobre o tema.