Aula sobre Petroleo

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O petróleo é um recurso natural não renovável que desempenha um papel fundamental na economia mundial e tem um grande impacto no meio ambiente. Ele é utilizado como combustível para os meios de transporte e para a geração de energia elétrica, além de ser a matéria-prima para a produção de diversos produtos, como plásticos, cosméticos e medicamentos. Nesta aula, os alunos irão discutir o uso de diferentes tipos de combustível e máquinas térmicas ao longo do tempo, para avaliar avanços, questões econômicas e problemas socioambientais causados pela produção e uso desses materiais e máquinas

  1. Etapa 1 - Leitura de texto

    Os alunos receberão um texto sobre o petróleo e suas aplicações e serão divididos em grupos para realizarem a leitura e a discussão sobre o tema.

    [… Todo o petróleo do planeta acabasse no ano que vem? | Super](https://www.google.com/url?q=https://super.abril.com.br/comportamento/todo-o-petroleo-do-planeta-acabasse-no-ano-que-vem/&sa=D&source=editors&ust=1688495508313965&usg=AOvVaw2rDo-hYECDRqfsGN0v1pKZ)

    Acima, uma sugestão de leitura. Por ser uma notícia antiga, explique que apesar do petróleo ainda ser muito importante, esses número se modificaram.


  2. Etapa 2 - Introdução

    Inicie a aula perguntando aos alunos o que eles sabem sobre o petróleo e suas aplicações, explique que nem sempre ele foi o “ouro negro”, pois demorou até utilizarmos como combustível. Em seguida, irá apresentar um vídeo explicativo sobre o petróleo e suas consequências ambientais e socioeconômicas.

  3. Etapa 3 - Criando o template de Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, Que pena, Que tal, que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade. Eles deverão identificar as informações mais relevantes do texto lido, apresentadas em aula e organizá-las nos campos correspondentes.

  4. Etapa 4 - Apresentação do template

    Cada grupo irá apresentar seu template para a turma, destacando as informações mais relevantes e as suas impressões sobre o tema.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos para discutirem as consequências ambientais e socioeconômicas da produção e uso do petróleo. Cada grupo deverá apresentar suas conclusões para a turma, bem como prós e contras de extrair petróleo.

  6. Etapa 6 - Reflexão individual

    Os alunos deverão sintetizar em um parágrafo as informações que consideraram mais importantes.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça um resumo da aula e enfatizar a importância de pensar em alternativas mais sustentáveis para a produção e uso de energia.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de discutir o uso de diferentes tipos de combustível e máquinas térmicas ao longo do tempo.
  • Incentivar a reflexão crítica sobre as consequências ambientais e socioeconômicas da produção e uso do petróleo.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas discussões em grupo.
  • Qualidade do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Reflexão individual sobre o tema.

Ações do professor

  • Apresentar um vídeo explicativo sobre o petróleo e suas consequências ambientais e socioeconômicas.
  • Dividir os alunos em grupos para discutirem e criarem o template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.

Ações do aluno

  • Realizar a leitura e a discussão do texto sobre o petróleo.
  • Criar o template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Participar ativamente das discussões em grupo e apresentações.