Aula sobre Petroleo
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
O petróleo é um recurso natural não renovável que desempenha um papel fundamental na economia mundial e tem um grande impacto no meio ambiente. Ele é utilizado como combustível para os meios de transporte e para a geração de energia elétrica, além de ser a matéria-prima para a produção de diversos produtos, como plásticos, cosméticos e medicamentos. Nesta aula, os alunos irão discutir o uso de diferentes tipos de combustível e máquinas térmicas ao longo do tempo, para avaliar avanços, questões econômicas e problemas socioambientais causados pela produção e uso desses materiais e máquinas
Etapa 1 - Leitura de texto
Os alunos receberão um texto sobre o petróleo e suas aplicações e serão divididos em grupos para realizarem a leitura e a discussão sobre o tema.[… Todo o petróleo do planeta acabasse no ano que vem? | Super](https://www.google.com/url?q=https://super.abril.com.br/comportamento/todo-o-petroleo-do-planeta-acabasse-no-ano-que-vem/&sa=D&source=editors&ust=1688495508313965&usg=AOvVaw2rDo-hYECDRqfsGN0v1pKZ)
Acima, uma sugestão de leitura. Por ser uma notícia antiga, explique que apesar do petróleo ainda ser muito importante, esses número se modificaram.
Etapa 2 - Introdução
Inicie a aula perguntando aos alunos o que eles sabem sobre o petróleo e suas aplicações, explique que nem sempre ele foi o “ouro negro”, pois demorou até utilizarmos como combustível. Em seguida, irá apresentar um vídeo explicativo sobre o petróleo e suas consequências ambientais e socioeconômicas.Etapa 3 - Criando o template de Dinâmica dos 3 Qs
Os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, Que pena, Que tal, que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade. Eles deverão identificar as informações mais relevantes do texto lido, apresentadas em aula e organizá-las nos campos correspondentes.Etapa 4 - Apresentação do template
Cada grupo irá apresentar seu template para a turma, destacando as informações mais relevantes e as suas impressões sobre o tema.Etapa 5 - Discussão em grupo
Os alunos serão divididos em grupos para discutirem as consequências ambientais e socioeconômicas da produção e uso do petróleo. Cada grupo deverá apresentar suas conclusões para a turma, bem como prós e contras de extrair petróleo.Etapa 6 - Reflexão individual
Os alunos deverão sintetizar em um parágrafo as informações que consideraram mais importantes.Etapa 7 - Encerramento
Faça um resumo da aula e enfatizar a importância de pensar em alternativas mais sustentáveis para a produção e uso de energia.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de discutir o uso de diferentes tipos de combustível e máquinas térmicas ao longo do tempo.
- Incentivar a reflexão crítica sobre as consequências ambientais e socioeconômicas da produção e uso do petróleo.
- Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas discussões em grupo.
- Qualidade do template de Dinâmica dos 3 Qs.
- Reflexão individual sobre o tema.
Ações do professor
- Apresentar um vídeo explicativo sobre o petróleo e suas consequências ambientais e socioeconômicas.
- Dividir os alunos em grupos para discutirem e criarem o template de Dinâmica dos 3 Qs.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
Ações do aluno
- Realizar a leitura e a discussão do texto sobre o petróleo.
- Criar o template de Dinâmica dos 3 Qs.
- Participar ativamente das discussões em grupo e apresentações.