Aula sobre Phrasal Verbs Explanation Phrasal Verbs Explicacao

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Os phrasal verbs são uma parte importante do vocabulário em inglês, mas podem ser complicados de entender. Eles são formados pela combinação de um verbo com uma partícula ou preposição, criando um sentido diferente do verbo sozinho. Por exemplo, "give up" significa desistir, enquanto "give" significa dar. Os phrasal verbs são amplamente utilizados em conversas informais e textos cotidianos em inglês. Nesta atividade, os alunos vão aprender sobre phrasal verbs através da metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, criando um mapa conceitual. Eles vão trabalhar juntos para criar um mapa que irá ajudá-los a compreender melhor esta parte importante do vocabulário em inglês.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Introduza o tema e dê exemplos de phrasal verbs comuns. Em seguida, explique a metodologia Aprendizagem Entre Pares e como ela será aplicada.

  2. Etapa 2 - Grupos de trabalho

    Os alunos formarão grupos de quatro pessoas para criar um mapa conceitual sobre "Phrasal verbs: explanation".

  3. Etapa 3 - Ideia central

    Cada grupo escolherá uma ideia central para o mapa, como "uso de phrasal verbs na comunicação cotidiana".

  4. Etapa 4 - Sub-ideias

    Cada aluno do grupo irá escolher duas sub-ideias para adicionar ao mapa. Por exemplo, "phrasal verbs comuns" e "uso de phrasal verbs em músicas e filmes", adicionando exemplos a em cada sub-ideia.

  5. Etapa 5 - Níveis de profundidade

    Cada sub-ideia deve ter dois níveis de profundidade. Por exemplo, em "phrasal verbs comuns", um nível de profundidade pode incluir "phrasal verbs com o verbo 'get'" e o segundo nível pode incluir "exemplos de phrasal verbs com o verbo 'get' em situações reais".

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os alunos devem discutir e compartilhar suas ideias dentro do grupo para desenvolver o mapa de forma colaborativa.

  7. Etapa 7 - Apresentação dos mapas

    Cada grupo irá apresentar o seu mapa e explicar como eles organizaram as informações. Incentive os alunos a comentarem sobre os mapas dos outros grupos, promovendo uma discussão com a turma sobre “phrasal verbs”.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a capacidade dos alunos em criar e organizar informações utilizando a metodologia de mapa conceitual;
  • Estimular a colaboração e o trabalho em equipe entre os alunos;
  • Reforçar o aprendizado sobre phrasal verbs de forma divertida e didática.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do mapa conceitual;
  • Organização clara e eficiente das informações;
  • Compreensão e aplicação adequada dos phrasal verbs;
  • Cooperação e colaboração com o grupo;
  • Participação na apresentação dos mapas.

Ações do professor

  • Apresentar e explicar o tema;
  • Orientar os alunos na criação dos mapas conceituais;
  • Estimular a cooperação e colaboração entre os grupos;
  • Oferecer suporte na criação do mapa conceitual;
  • Avaliar o trabalho dos alunos e fornecer feedback construtivo.

Ações do aluno

  • Participar ativamente na criação do mapa conceitual;
  • Contribuir com ideias e informações para o mapa;
  • Trabalhar em equipe e cooperar com o grupo;
  • Apresentar adequadamente o mapa conceitual;
  • Participar das discussões e apresentações.