Aula sobre Phrasal Verbs Explanation Phrasal Verbs Explicacao

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


Os phrasal verbs são combinações de verbos com preposições ou advérbios que, juntos, ganham um novo significado. Por exemplo, "give up" significa desistir, enquanto "give" sozinho significa dar. Esses termos são comumente usados pelos nativos de língua inglesa, mas podem, muitas vezes, apresentar dificuldades para quem está aprendendo a língua, já que a tradução literal não faz sentido. Por isso, é importante que os alunos aprendam sobre os phrasal verbs. Nesta atividade, eles serão introduzidos à metodologia ativa Cultura Maker e, após aprenderem sobre o assunto, irão criar uma fanzine em papel A4 dividido em 8 partes para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução ao tema

    Inicie pedindo para que os alunos expressem o que já sabem sobre phrasal verbs. Em seguida, apresente o conceito de phrasal verbs e exemplos práticos.

  2. Etapa 2 - Criação de cartas

    Os alunos irão criar cartas em grupos de 4 pessoas, com pelo menos 3 phrasal verbs em cada carta.

  3. Etapa 3 - Apresentação das cartas

    Cada grupo apresenta sua carta, explicando o significado dos phrasal verbs utilizados.

  4. Etapa 4 - Mão na massa

    Os alunos, individualmente, irão criar um mapa mental sobre os phrasal verbs aprendidos.

  5. Etapa 5 - Criação da fanzine

    Novamente em grupos, os alunos deverão produzir uma fanzine em papel A4 dividido em 8 partes, cada parte contendo um subtema relacionado a phrasal verbs e exemplos práticos. Os alunos podem utilizar ilustrações, cores e imagens para tornar a fanzine mais atraente.

  6. Etapa 6 - Apresentação das fanzines

    Os grupos apresentarão suas fanzines para a turma e explicarão o conteúdo que desenvolveram.

  7. Etapa 7 - Debate final

    Conduza um debate sobre a importância dos phrasal verbs para a fluência em inglês e como eles podem ser úteis em diversos contextos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de comunicação oral e escrita em língua inglesa;
  • Estimular a criatividade e a inovação na aprendizagem de língua estrangeira;
  • Promover a colaboração e o trabalho em equipe entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas;
  • Qualidade do mapa mental produzido;
  • Criatividade na produção da fanzine;
  • Clareza e concisão na apresentação da fanzine;
  • Participação construtiva no debate final.

Ações do professor

  • Explicar o tema de forma clara e didática;
  • Incentivar a participação de todos os alunos nas atividades propostas;
  • Orientar e tirar dúvidas dos alunos ao longo da aula;
  • Estimular a criatividade e a inovação na produção da fanzine;
  • Conduzir o debate final de forma crítica e reflexiva.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas;
  • Colaborar com o grupo na criação das cartas e da fanzine;
  • Demonstrar criatividade e inovação na produção da fanzine;
  • Apresentar as cartas e a fanzine de forma clara e concisa;
  • Participar do debate final com argumentos consistentes.