Aula sobre Phrasal Verbs Explanation Phrasal Verbs Explicacao

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Phrasal verbs são combinações de verbos com preposições ou partículas adverbiais que possuem um significado diferente do verbo original. Eles são frequentemente usados em conversas informais em inglês e, por isso, é importante para os alunos aprenderem sobre eles. Nesta atividade, a metodologia ativa Design Thinking será aplicada, na qual os alunos criarão um mapa de empatia para examinar fatores que podem impedir o entendimento entre pessoas de culturas diferentes que falam a língua inglesa.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Explique o que são phrasal verbs e dê alguns exemplos para os alunos.

  2. Etapa 2 - Criando um mapa de empatia

    Os alunos irão trabalhar em grupos e criar um mapa de empatia para examinar fatores que podem impedir o entendimento entre pessoas de culturas diferentes que falam a língua inglesa, especificamente pensando em “phrasal verbs”. Cada grupo deve preencher os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos".

  3. Etapa 3 - Identificando phrasal verbs

    Apresente algumas frases com phrasal verbs para os grupos de alunos e peça para que eles identifiquem os verbos e as partículas adverbiais utilizadas.

  4. Etapa 4 - Classificação dos phrasal verbs

    Os alunos, em grupos, irão classificar os phrasal verbs apresentados pelo professor em categorias como os que se referem a sentimentos, ações físicas, ambiente, etc.

  5. Etapa 5 - Aplicação dos phrasal verbs

    Os alunos irão criar frases utilizando os phrasal verbs que identificaram e classificaram anteriormente.

  6. Etapa 6 - Compartilhamento

    Cada grupo irá compartilhar seu mapa de empatia e as frases criadas utilizando os phrasal verbs.

  7. Etapa 7 - Reflexão e conclusão

    Conduza uma reflexão com os alunos sobre como a compreensão dos phrasal verbs pode ajudar na comunicação com pessoas de culturas diferentes.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e compreender phrasal verbs.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em criar frases utilizando phrasal verbs.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em examinar fatores que podem impedir o entendimento entre pessoas de culturas diferentes que falam a língua inglesa.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta dos phrasal verbs apresentados.
  • Criação de frases corretas utilizando os phrasal verbs.
  • Participação na criação do mapa de empatia.
  • Participação no compartilhamento das frases e do mapa de empatia.
  • Participação nas reflexões e conclusões finais.

Ações do professor

  • Explicar claramente o conceito de phrasal verbs.
  • Proporcionar exemplos práticos que ajudem os alunos a compreender o assunto.
  • Conduzir a atividade de criação do mapa de empatia e aplicação dos phrasal verbs.
  • Estimular a participação e colaboração dos alunos em todas as etapas da aula.
  • Conduzir uma reflexão para estimular a compreensão do assunto.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação do mapa de empatia.
  • Identificar corretamente os phrasal verbs apresentados.
  • Criar frases corretas utilizando os phrasal verbs.
  • Colaborar com o grupo na criação e compartilhamento do mapa de empatia e das frases.
  • Participar das reflexões finais para desenvolver a compreensão do assunto.