Aula sobre Phrasal Verbs Explanation Phrasal Verbs Explicacao

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Phrasal verbs são uma parte importante da língua inglesa que frequentemente confunde estudantes de inglês. Eles consistem em um verbo combinado com uma ou mais partículas que alteram o significado original do verbo. Por exemplo, "give up" significa desistir, enquanto "give in" significa ceder. Nesta atividade, os estudantes serão apresentados aos phrasal verbs e aprenderão como usá-los corretamente. Será utilizada a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs como uma ferramenta de avaliação. Além disso, serão usados exemplos práticos e didáticos para ajudar na compreensão dos estudantes.

  1. Etapa 1 - Vídeo

    Previamente, forneça a cada aluno um link para assistir a um vídeo curto que explica o que são phrasal verbs e como usá-los corretamente. O vídeo terá legendas em inglês e português.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Em sala de aula, introduza o tema "Phrasal verbs" por meio de uma discussão com os alunos. Faça perguntas explorando o conhecimento prévio dos alunos sobre o assunto.

  3. Etapa 3 - Criação do template dos 3 Qs

    Os alunos formarão grupos e criarão um template dos 3 Qs com os campos "Que bom", "Que pena" e "Que tal". Eles usarão este modelo para avaliar sua compreensão dos phrasal verbs. Dê exemplos de como os alunos podem preencher as colunas com exemplos práticos e relevantes.

  4. Etapa 4 - Atividade

    Na atividade, os alunos trabalharão individualmente com uma lista de frases contendo phrasal verbs. Eles anotarão o significado dos phrasal verbs e como eles foram usados na frase.

  5. Etapa 5 - Discussão

    Convide alguns alunos a compartilharem suas respostas da atividade, discutindo em grupo as dificuldades encontradas e o significado de phrasal verbs.

  6. Etapa 6 - Revisão

    Faça uma revisão final dos phrasal verbs com exemplos práticos e didáticos, e os alunos vão preencher novamente o template dos 3 Qs, incluindo exemplos práticos com phrasal verbs.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre incentivando os alunos a continuar praticando phrasal verbs em casa e contribuindo para uma discussão final sobre a metodologia utilizada.

Intencionalidades pedagógicas

  • Aumentar a compreensão dos alunos sobre phrasal verbs.
  • Desenvolver habilidades de comunicação em inglês.
  • Promover a colaboração entre os alunos.
  • Estimular a criatividade dos alunos na criação do template dos 3 Qs.
  • Incentivar a prática de phrasal verbs em casa.

Critérios de avaliação

  • Correção das respostas para a atividade individual.
  • Participação na discussão em grupo.
  • Preenchimento correto do template dos 3 Qs.

Ações do professor

  • Criar um ambiente de aprendizagem colaborativo.
  • Fornecer exemplos práticos e didáticos para facilitar a compreensão dos alunos.
  • Incentivar a participação dos alunos na discussão em grupo.
  • Dar feedback às atividades e respostas dos alunos.
  • Reforçar a importância da prática de phrasal verbs fora da sala de aula.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo com atenção.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Trabalhar colaborativamente na criação do template dos 3 Qs.
  • Completar a atividade individual com cuidado e precisão.
  • Contribuir para a discussão final sobre a metodologia.