Pílula do dia seguinte

Nesta aula de Ciências vamos solucionar as principais dúvidas sobre a pílula do dia seguinte. Vamos juntos entrar no mundo das ciências? Bom aprendizado!

Material de apoio

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Atividades (8)

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  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Analise as afirmativas:

    I. A pílula do dia seguinte não tem efeito abortivo.

    II. O efeito colateral mais forte da pílula do dia seguinte é a desregulação do ciclo menstrual.

    III. A pílula do dia seguinte é um método contraceptivo que pode ser usado regularmente pelas mulheres.

    Quais afirmativas estão certas?

    A) I

    B) III

    C) I e II

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  2. 2. Atividade aberta:

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  3. 3. Rotação por estações:

    A pílula do dia seguinte é um método contraceptivo de emergência que pode ser utilizado após uma relação sexual sem proteção ou em casos de falha do método contraceptivo utilizado. É importante que os alunos compreendam que a pílula do dia seguinte não é um método contraceptivo regular e que seu uso deve ser esporádico e não frequente. A proposta é que os alunos possam comparar o modo de ação e a eficácia dos diversos métodos contraceptivos e justificar a necessidade de compartilhar a responsabilidade na escolha e na utilização do método mais adequado à prevenção da gravidez precoce e indesejada e de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST).
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  4. 4. Modelo de Debate Crítico (MDC):

    A pílula do dia seguinte é um método contraceptivo de emergência que pode ser utilizado para evitar uma gravidez indesejada após uma relação sexual sem proteção ou em caso de falha do método contraceptivo utilizado. É importante que os estudantes entendam que a pílula do dia seguinte não é um método contraceptivo regular e não deve ser utilizado com frequência, mas sim em emergências. A proposta é envolver os estudantes em um debate crítico sobre a pílula do dia seguinte, comparando seu modo de ação e eficácia com outros métodos contraceptivos, e discutindo a importância de compartilhar a responsabilidade na escolha e utilização do método mais adequado para prevenir a gravidez precoce e indesejada e DSTs.
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  5. 5. Gamificação:

    A pílula do dia seguinte é um método contraceptivo de emergência que pode ser utilizado após uma relação sexual desprotegida ou em caso de falha do método contraceptivo utilizado. É importante que os estudantes entendam que a pílula do dia seguinte não é um método contraceptivo comum e que seu uso deve ser feito apenas em emergências. Na metodologia de gamificação, os alunos irão criar um jogo de tabuleiro para entender melhor o tema e seus subtópicos, como a eficácia dos métodos contraceptivos e a prevenção de DSTs.
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  6. 6. Design Thinking:

    A pílula do dia seguinte é um método contraceptivo de emergência que pode ser utilizado em casos de relações sexuais sem proteção. É importante que os alunos entendam como funciona a pílula do dia seguinte, seus efeitos colaterais, sua eficácia e como ela se diferencia de outros métodos contraceptivos.
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  7. 7. Design Sprint:

    A pílula do dia seguinte é um método contraceptivo de emergência que pode ser utilizado após uma relação sexual desprotegida ou falha do método contraceptivo utilizado. É importante que os alunos entendam que a pílula do dia seguinte não deve ser utilizada como método contraceptivo regular, pois sua eficácia é menor do que a dos métodos contraceptivos convencionais. Além disso, é necessário que os alunos saibam que a pílula do dia seguinte não protege contra doenças sexualmente transmissíveis. A proposta é que os alunos aprendam sobre os diferentes métodos contraceptivos, comparem sua eficácia e entendam a importância de compartilhar a responsabilidade na escolha e utilização do método mais adequado.
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  8. 8. Estudo de Caso:

    A pílula do dia seguinte é um método contraceptivo de emergência que pode ser utilizado em casos de relações sexuais desprotegidas ou falhas no uso de outros métodos contraceptivos. O tema é importante para os alunos do 8º ano do ensino fundamental, uma vez que é uma fase em que estão iniciando sua vida sexual e precisam conhecer os métodos contraceptivos disponíveis.
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