Aula sobre Pilula Do Dia Seguinte
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
A pílula do dia seguinte é um método contraceptivo de emergência que pode ser utilizado após uma relação sexual desprotegida ou falha do método contraceptivo utilizado. É importante que os alunos entendam que a pílula do dia seguinte não deve ser utilizada como método contraceptivo regular, pois sua eficácia é menor do que a dos métodos contraceptivos convencionais. Além disso, é necessário que os alunos saibam que a pílula do dia seguinte não protege contra doenças sexualmente transmissíveis. A proposta é que os alunos aprendam sobre os diferentes métodos contraceptivos, comparem sua eficácia e entendam a importância de compartilhar a responsabilidade na escolha e utilização do método mais adequado.
Etapa 1 - Apresentação
Contextualizar o tema e explicar a metodologia que será utilizada na aula.Etapa 2 - Entender
Os alunos irão pesquisar sobre os diferentes métodos contraceptivos e criar uma lista com suas características e eficácia.Etapa 3 - Esboçar
Os alunos irão trabalhar em grupo para criar um infográfico comparando os diferentes métodos contraceptivos e sua eficácia.Etapa 4 - Decidir
Os grupos irão apresentar seus infográficos e a turma irá discutir as diferenças entre os métodos contraceptivos e a importância de compartilhar a responsabilidade na escolha e utilização do método mais adequado.Etapa 5 - Prototipar
Os alunos irão criar um cartaz com informações sobre a pílula do dia seguinte e sua utilização correta.Etapa 6 - Testar
Os cartazes serão expostos na escola e os alunos irão observar as reações e comentários dos colegas, podem até fazer um questionário para pesquisa de campo sobre o que os demais colegas entenderam sobre o assunto.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de comparar o modo de ação e eficácia dos diversos métodos contraceptivos.
- Estimular a criatividade e o trabalho em grupo.
- Reforçar a importância da escolha e utilização correta do método contraceptivo adequado.
Critérios de avaliação
- Participação e engajamento dos alunos durante todas as etapas da aula.
- Qualidade e criatividade do infográfico comparando os métodos contraceptivos.
- Clareza e objetividade das informações apresentadas no cartaz sobre a pílula do dia seguinte.
Ações do professor
- Contextualizar o tema e apresentar a metodologia utilizada.
- Orientar os alunos durante as etapas da aula.
- Estimular a participação e o trabalho em grupo.
Ações do aluno
- Pesquisar e analisar informações sobre os diferentes métodos contraceptivos.
- Trabalhar em grupo para criar um infográfico comparando os métodos contraceptivos.
- Criar um cartaz com informações sobre a pílula do dia seguinte e sua utilização correta.