Aula sobre Pilula Do Dia Seguinte

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A pílula do dia seguinte é um método contraceptivo de emergência que pode ser utilizado em casos de relações sexuais sem proteção. É importante que os alunos entendam como funciona a pílula do dia seguinte, seus efeitos colaterais, sua eficácia e como ela se diferencia de outros métodos contraceptivos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Iniciar a aula com uma roda de conversa, perguntando aos alunos o que eles sabem sobre a pílula do dia seguinte e quais as dúvidas que têm sobre o assunto.

    Exemplo prático: Apresentar imagens de embalagens de pílula do dia seguinte e pedir para que os alunos identifiquem o nome do medicamento e a dosagem.


  2. Etapa 2 - Mapa de empatia

    Os alunos irão criar um mapa de empatia sobre uma pessoa que precisa utilizar a pílula do dia seguinte. O mapa deve conter os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos".

    Exemplo prático: Você pode fornecer alguns exemplos de situações em que a pílula do dia seguinte pode ser utilizada, como, por exemplo, em casos de estupro ou falha do método contraceptivo utilizado.


  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos irão se reunir em grupos para discutir os mapas de empatia criados e compartilhar suas ideias e opiniões sobre o tema.

    Exemplo prático: Você pode fornecer algumas perguntas norteadoras para os grupos, como por exemplo, "Quais as principais preocupações das pessoas que precisam utilizar a pílula do dia seguinte?" ou "Quais as possíveis consequências do uso inadequado da pílula do dia seguinte?".


  4. Etapa 4 - Debate em sala

    Os grupos irão apresentar suas discussões e ideias para a turma, promovendo um debate em sala sobre o tema.

    Nessa etapa é importante mediar o debate, incentivando os alunos a exporem suas opiniões e a respeitarem as opiniões dos colegas.


  5. Etapa 5 - Conclusão

    Finalizar a aula fazendo uma síntese das principais ideias discutidas em sala e reforçando a importância do uso adequado da pílula do dia seguinte.

    Peça para que os alunos escrevam em um papel uma frase que resuma o que aprenderam na aula sobre a pílula do dia seguinte.


Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a empatia dos alunos em relação às pessoas que precisam utilizar a pílula do dia seguinte;
  • Estimular a criatividade dos alunos na criação do mapa de empatia;
  • Promover o debate em sala de aula, incentivando os alunos a exporem suas opiniões e a respeitarem as opiniões dos colegas.

Critérios de avaliação

  • Participação dos alunos nas atividades propostas;
  • Qualidade do mapa de empatia criado pelos alunos;
  • Contribuição dos alunos no debate em sala de aula;
  • Síntese escrita sobre o que foi aprendido na aula;
  • Respeito às opiniões dos colegas.

Ações do professor

  • Mediar o debate em sala de aula;
  • Estimular a participação dos alunos nas atividades propostas;
  • Fazer uma síntese das principais ideias discutidas em sala de aula;
  • Esclarecer as dúvidas dos alunos sobre o tema;
  • Promover um ambiente de respeito e diálogo em sala de aula.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de empatia sobre uma pessoa que precisa utilizar a pílula do dia seguinte;
  • Participar do debate em grupo e em sala de aula;
  • Respeitar as opiniões dos colegas;
  • Escrever uma síntese sobre o que foi aprendido na aula;
  • Contribuir para um ambiente de respeito e diálogo em sala de aula.